Quinta-feira, 02 de abril de 2026

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Porto Alegre Indígenas acampados no Parque da Harmonia recebem atendimento de saúde

Compartilhe esta notícia:

A presença dos indígenas em Porto Alegre ocorre há mais de duas décadas, segundo representantes da comunidade.

Foto: Cristine Rochol/PMPA
A presença dos indígenas em Porto Alegre ocorre há mais de duas décadas, segundo representantes da comunidade. (Foto: Cristine Rochol/PMPA)

Equipes da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) realizaram atendimentos a indígenas acampados no Parque Harmonia, em Porto Alegre, nesta quinta-feira (2). O grupo, da etnia Kaingang, veio de diferentes municípios do interior do Estado para comercializar artesanato de Páscoa, atividade que complementa a renda das famílias. Este é o terceiro dia de ações no local.

Durante os atendimentos, profissionais de saúde prestaram assistência básica e orientações clínicas. Uma das pacientes, de 66 anos, apresentou queixas de palpitação e teve alteração na pressão arterial identificada. Segundo a equipe, ela havia interrompido o tratamento para hipertensão e foi orientada a retomar o acompanhamento na unidade de saúde de origem, no município de Tenente Portela.

De acordo com a enfermeira Nadia Calixto, tutora da Residência Multiprofissional em Atenção Primária à Saúde, o objetivo da ação é garantir suporte enquanto o grupo permanece na Capital. As equipes realizam verificação de pressão arterial, orientações médicas e de enfermagem, além de encaminhamentos para atendimentos odontológicos de urgência, quando necessário. O transporte para serviços de maior complexidade conta com apoio da Secretaria de Saúde Indígena (Sesai), vinculada ao Ministério da Saúde.

A presença dos indígenas em Porto Alegre ocorre há mais de duas décadas, segundo representantes da comunidade. A prática, que envolve a venda de artesanato, é mantida como forma de geração de renda e também de preservação cultural, sendo transmitida entre gerações. Participam famílias de municípios como Planalto, Três Palmeiras, Engenho Velho, Constantina, Rodeio Bonito, Tenente Portela, Gramado dos Loureiros e Liberato Salzano, somando cerca de 300 pessoas.

A médica de família e comunidade Francine Veadrigo destaca que as crianças demandam atenção especial, principalmente em razão de problemas respiratórios e gastrointestinais comuns nesta época do ano. Segundo ela, além de casos agudos, também são identificadas situações crônicas que exigem acompanhamento.

Durante a ação, foram distribuídos itens de higiene, como creme dental, escovas, fio dental e repelente. As crianças também receberam materiais para atividades recreativas. O atendimento foi realizado por residentes de Medicina de Família e Comunidade e da área multiprofissional de Atenção Primária, com apoio da área técnica de saúde dos povos indígenas da SMS.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Porto Alegre

Encenação da Paixão de Cristo ocorre nesta Sexta-feira Santa no Morro da Cruz, em Porto Alegre
Deixe seu comentário
Verificação de Email

Você receberá um email de confirmação após enviar o seu primeiro comentário, mas ele só será publicado depois que você clicar no link de verificação enviado para a sua conta de e-mail para confirma-lo. Os próximos comentários serão publicados automaticamente por 30 dias!

0 Comentários
mais recentes
mais antigos Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Pode te interessar
0
Adoraria saber sua opinião, comente.x