Sexta-feira, 24 de maio de 2024

Porto Alegre
Porto Alegre, BR
12°
Cloudy

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Brasil Indústria automotiva fechou 38 mil postos de trabalho no Brasil no primeiro semestre

Compartilhe esta notícia:

Indústria automotiva nacional deixou de produzir ao menos 170 mil veículos desde o início do ano. (Foto: Reprodução)

O Ministério do Trabalho estimou que os setores da economia ligados à indústria automotiva fecharam 38,7 mil postos de trabalho no primeiro semestre do ano, o que corresponde a 11% do total de vagas encerradas no mercado formal no período.
O levantamento inclui desde empregos ligados diretamente à fabricação e venda de automóveis e autopeças a vagas de trabalho em postos de combustíveis, mas não considerou o desempenho na metalurgia e siderurgia, o que indica que o impacto poderá ser ainda maior.
Dos 15 segmentos listados pelo ministério, apenas três – fabricantes de baterias, postos e, sintomaticamente, oficinas mecânicas – abriram vagas no primeiro semestre.
O setor de comércio de veículos foi o que mais eliminou empregos. Foram 12,2 mil postos encerrados, no atacado e no varejo, quase um terço do total.
Mas os fabricantes de autopeças e acessórios superam esse número quando consideradas as vagas eliminadas em todos os subsetores, acima de 13 mil.
Os Estados mais atingidos pelo encolhimento do emprego, em números absolutos, são São Paulo e Minas Gerais, que concentram grandes parques automotivos e os maiores estoques de postos.
Pernambuco, onde está sendo instalado um polo automotivo, foi um dos poucos Estados que criaram vagas. “A indústria automotiva está puxando a economia brasileira para baixo”, disse o presidente da Anfavea (Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores), Luiz Moan. (Folhapress)

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Brasil

Câmara dos Deputados aprova pena de até 30 anos para black blocs
Reatamento de combates em reduto do Estado Islâmico deixa dezenas de mortos na Síria
https://www.osul.com.br/industria-automotiva-fechou-38-mil-postos-de-trabalho-no-brasil-no-primeiro-semestre/ Indústria automotiva fechou 38 mil postos de trabalho no Brasil no primeiro semestre 2015-08-14
Deixe seu comentário
Pode te interessar