Segunda-feira, 06 de Julho de 2020

Porto Alegre
Porto Alegre
12°
Cloudy

Economia Indústria gaúcha registrou queda de 9% nas exportações no último ano na comparação com 2014

Compartilhe esta notícia:

Influências negativas vieram, por exemplo, do coque e derivados de petróleo. (Foto: Reprodução)

O ano de 2015 encerrou com queda nas exportações industriais do Rio Grande do Sul. Na comparação com 2014, a indústria de transformação teve uma retração de 9% (vendeu um total de 12,66 bilhões de dólares), o nível mais baixo desde 2006, quando havia somado 10,6 bilhões de dólares.

“A significativa desvalorização da taxa de câmbio ao longo de 2015 [41,6%] não foi suficiente para impulsionar as vendas do segmento, uma vez que os custos de produção, como energia elétrica e combustíveis, avançaram fortemente e prejudicaram a competitividade. Além disso, algumas categorias foram afetadas com a redução dos preços das mercadorias em dólar, sobretudo alimentos, tabaco e químicos”, explicou o presidente da Federação das Indústrias do RS, Heitor José Müller, ao divulgar a balança comercial, nessa quarta-feira.

Por sua vez, as exportações totais do Estado, que incluem também commodities, alcançaram 17,52 bilhões de dólares, uma perda de 6,3% em relação ao período anterior. De um total de 24 segmentos da indústria gaúcha que realizaram operações de exportações no ano passado, 19 caíram, quatro cresceram e um se manteve estável. As principais influências negativas sobre o resultado vieram de produtos alimentícios (-9,5%), coque e derivados de petróleo (-82,5%), tabaco (-15,3%), produtos químicos (-11,1%), máquinas e equipamentos (-20,1%) e couro e calçados (-13,1%).

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Economia

Zona Sul de Porto Alegre registra segundo apagão em menos de 24 horas
Ministro da Fazenda afirma que não é prioridade fazer a correção da tabela do Imposto de Renda em 2016
Deixe seu comentário
Pode te interessar