Segunda-feira, 05 de maio de 2025
Por Redação O Sul | 31 de janeiro de 2021
Os 111 inscritos que fariam o exame na instituição poderão fazer as provas nos dias 23 e 24 de fevereiro.
Foto: Divulgação/PM MacapáO Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira) cancelou a aplicação do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) digital no Ifap (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amapá), em Macapá, neste domingo (31) e no próximo, 7 de fevereiro. Segundo o Inep, a decisão foi tomada após interdição do Ifap pela Defesa Civil do Amapá, em razão de problemas estruturais nos blocos onde seria aplicado o exame.
Os 111 inscritos que fariam o exame na instituição poderão fazer as provas nos dias 23 e 24 de fevereiro. Esses participantes não precisarão solicitar a reaplicação no sistema, visto que já estão confirmados na nova data, de acordo com o Inep. A aplicação do Enem Digital está confirmada nos outros locais de provas da capital amapaense, para 671 participantes.
O Inep diz que os participantes afetados pela decisão estão sendo informados por e-mail e pela Página do Participante. O novo local será informado posteriormente, também pela Página do Participante.
Enem digital
A primeira edição do Enem digital começa neste domingo. Aplicado de forma piloto para um número reduzido de participantes, poderá ser usado para concorrer a vagas no ensino superior. Ao todo, foram inscritos 93 mil estudantes em 104 cidades. Embora seja feito pelo computador, os candidatos devem ir até os locais para realizar a prova e, assim como no Enem impresso, levar caneta esferográfica de cor preta.
Por conta da pandemia do coronavírus, os participantes que tiverem sintomas da Covid-19 ou outra doença infectocontagiosa não devem comparecer aos exames e devem solicitar a reaplicação do exame pela Página do Participante. O prazo ainda será divulgado pelo Inep. O uso de máscaras, cobrindo o nariz e a boca, é obrigatório.
O Enem 2020 teve uma versão impressa, que foi aplicada nos dias 17 e 24 de janeiro, e uma versão digital. Cerca de 2,5 milhões de estudantes fizeram as provas do Enem impresso, o que corresponde a menos da metade dos inscritos. A aplicação piloto do Enem digital deve ser o início de mudanças no exame nacional. A intenção é que o exame seja totalmente digital até 2026.