Segunda-feira, 29 de abril de 2024

Porto Alegre
Porto Alegre, BR
19°
Mostly Cloudy

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Esporte Ingressos para mulheres em jogo do Irã pelas eliminatórias da Copa do Mundo do Catar se esgotam em poucas horas

Compartilhe esta notícia:

No Irã, as mulheres são proibidas por lei de frequentar estádios de futebol desde 1981. (Foto: Reprodução)

A pressão internacional após a morte da torcedora Sahar Khodayari, que pôs fogo no próprio corpo em protesto desesperado pela condenação a seis meses de prisão por ter ido a um jogo de futebol, começa a dar resultados no Irã. Ingressos para setores destinados às mulheres na partida da próxima quinta-feira, contra o Cambodja, em Teerã, foram colocados à venda e se esgotaram em poucas horas nesta sexta-feira (04).

O jogo, pelas eliminatórias para a Copa do Mundo do Catar-2022, é o primeiro da seleção iraniana em casa após a trágica morte de Sahar Khodayari. No Irã, as mulheres são proibidas por lei de frequentar estádios de futebol desde 1981, como consequência da Revolução Islâmica de 1979.

Semana passada, durante o Fifa The Best, evento de premiação dos melhores do mundo no futebol, o presidente da Fifa, Gianni Infantino, já havia condenado a situação no Irã e indicado a possibilidade de mudanças. Uma delegação da Fifa esteve no país para acompanhar a preparação para o jogo contra o Cambodja.

A Fifa informou à agência de notícias Reuters que 4,6 mil ingressos foram destinados ao setor destinado às mulheres para a partida de quinta-feira. O estádio tem capacidade para 78 mil lugares.

Diretora de Iniciativas Globais da ONG Human Rights Watch, Minky Worden ainda vê com preocupação a volta das mulheres a um jogo de futebol no Irã, devido às condições restrititvas para a presença feminina no estádio.

“Qualquer concessão da Fifa para limitar o número de mulheres que podem ir ao estádio apenas fortalece os radicais do Irã que no passado já pré-selecionou mulheres para ir a eventos esportivos, mantendo suas restrições discriminatórias”, afirmou Minky.

Como a venda dos ingressos para as mulheres foi feita apenas via internet, e sem anúncio prévio, entidades como a Human Rights Watch e a ONG OpenStadiums levantam dúvidas sobre quem teve oportunidade de adquirir seu ingresso e a possibilidade da venda ter sido destinada a grupos pré-escolhidos, como ocorreu no dia 14 de setembro em um jogo de vôlei entre Irã e Catar, em Teerã.

Além disso, essas entidades também criticam o isolamento das mulheres em um setor exclusivo, o que as impede de acompanhar filhos, maridos e outros familiares e amigos na partida, assim como dificulta o acesso a mulheres com deficiência, que têm direito a acompanhante.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Esporte

Grêmio anuncia renovações de Alisson e Everton até 2023
Seleção brasileira de vôlei acaba com a invencibilidade do Egito e se isola na liderança da Copa do Mundo
https://www.osul.com.br/ingressos-para-mulheres-em-jogo-do-ira-pelas-eliminatorias-da-copa-do-mundo-do-catar-se-esgotam-em-poucas-horas/ Ingressos para mulheres em jogo do Irã pelas eliminatórias da Copa do Mundo do Catar se esgotam em poucas horas 2019-10-04
Deixe seu comentário
Pode te interessar