Sábado, 11 de outubro de 2025
Por Redação O Sul | 10 de outubro de 2025
Evento acontece de 31 de outubro a 16 de novembro.
Foto: Julia Ferreira/PMPAA montagem da estrutura para a 71ª Feira do Livro de Porto Alegre começou nesta sexta-feira (10), na Praça da Alfândega, no Centro Histórico. Os trabalhos iniciam 21 dias antes da abertura do evento, que este ano acontece de 31 de outubro a 16 de novembro.
A estrutura ocupará 8 mil metros, com 5,4 mil metros de área coberta. A principal novidade será uma cobertura em formato de meia-água na rua Sete de Setembro, projetada para evitar o acúmulo de folhas e proteger melhor o público da chuva.
A montagem seguirá até a véspera da feira, que tem expectativa de receber 81 expositores, segundo a Câmara Rio-Grandense do Livro.
Patrona
A escritora gaúcha Martha Medeiros será a patrona da 71ª edição. Com mais de três décadas de publicações ininterruptas como cronista, Martha construiu uma trajetória sólida e intensa, marcada por mais de dois mil textos publicados, mais de 30 livros lançados e mais de um milhão de exemplares vendidos. Ela define esse momento como um reconhecimento por sua dedicação à escrita.
Nascida em 20 de agosto de 1961, em Porto Alegre, Martha Medeiros é autora de obras consagradas como Divã, Doidas e Santas, Feliz por Nada, Fora de Mim e Tudo que eu Queria te Dizer – todas adaptadas para o teatro. Também é conhecida pelas colaborações com músicos como Nenhum de Nós, Kleiton & Kledir, Frejat e Jota Quest. Seu lançamento mais recente integra a coleção Dose Única, da editora Vitrola, uma edição ilustrada com trechos marcantes de sua obra, celebrando 40 anos de literatura.
Edição 2024
A edição que celebrou os 70 anos da Feira teve motivos para comemorar apesar do contexto em que o Rio Grande do Sul vivia o ano de 2024: 241.246 livros foram vendidos entre as 72 bancas nos 20 dias de evento. O resultado é 14% maior do que o registrado na edição anterior — um marco forte para retomada do setor, fortemente atingido pela enchente de abril e maio daquele ano.
Ao longo de quase três semanas, foram mais de mil eventos culturais gratuitos para todos os públicos na Praça da Alfândega, no Espaço Força e Luz e no Clube do Comércio.
No total, a programação destinada ao público adulto contou com 209 eventos, incluindo 22 oficinas, 30 apresentações artísticas, 70 mesas de discussão e bate-papos, e 87 vitrines de lançamento. Quase 400 escritores participaram da 70ª edição da Feira do Livro, sendo 349 autores gaúchos, 37 de outros estados e 12 escritores internacionais.
A área infantil e juvenil realizou 480 atividades. Entre elas, 90 encontros entre autores e estudantes dos Ensinos Fundamental e Médio. As escolas também promoveram 32 sessões de autógrafos. Ao todo, mais de 17 mil alunos das redes pública e privada passaram pela Praça da Alfândega durante os dias de feira.
Crianças e adolescentes acompanharam 178 contações de história, três exposições e seis saraus. O espaço também promoveu 23 rodas de conversa do ciclo inclusivo — que tratou de assuntos ligados à inclusão social, acessibilidade e autonomia com pais e especialistas. Além disso, as famílias puderam assistir a quatro concertos e 78 eventos realizados por parceiros da Feira do Livro.