Quarta-feira, 04 de março de 2026

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Geral Inovação e tecnologia na formação de condutores é tema de encontro de CFCs em Porto Alegre

Compartilhe esta notícia:

Simulador estará disponível na exposição. (Foto Divulgação)

Estado pioneiro na adoção de tecnologias para a formação de motoristas, o Rio Grande do Sul sediará, no próximo dia 21, o evento “Encontro dos Centros de Formação de Condutores – 20 anos do modelo e sistema de CFCs”. Realizado pelo Sindicato das Autoescolas do estado e pelo Detran (Departamento Estadual de Trânsito), o encontro discute a organização desses estabelecimentos, as transformações que impactarão o setor e vai demonstrar como as novas tecnologias, baseadas na aprendizagem cognitiva e na produção de conteúdo específico, podem contribuir com o trabalho do instrutor o desafio de se preparar para os próximos anos. A atividade ocorrerá no centro de convenções do Barra Shopping Sul.

Com o tema “Qualidade, Tecnologia e Inovação a serviço da aprendizagem”, o encontro terá duas salas de discussões: uma voltada aos proprietários de CFCs e outra que receberá os instrutores. “O Rio Grande do Sul é referência para o Brasil no uso de ferramentas inovadoras para formar condutores, considerando a rápida e efetiva adesão aos processos de evolução tecnológica e os resultados obtidos”, comentou o presidente do Detran-RS, Ildo Mario Szinvelski.

No evento será possível ver essas soluções que já vêm auxiliando a transformação pela qual passam as autoescolas gaúchas. Entre elas o simulador de direção veicular – adotado há 3 anos, quando o RS se tornou o primeiro estado a adotá-lo amplamente-, o sistema de monitoramento usado nas aulas práticas de direção – realidade desde 2016 – e ainda a plataforma de EAD para os cursos teóricos ministrados aos candidatos à habilitação e também disponível para atender aqueles que necessitam passar pela reciclagem.

A transformação tecnológica pela qual passa o sistema de educação para o trânsito gaúcho destaca o pioneirismo e a preocupação das autoridades de trânsito e das autoescolas locais com novas maneiras de ampliar a segurança nas estradas e nas rodovias, por meio da qualificação de motoristas. Esse esforço iniciou-se há 20 anos, quando foi criado o novo Detran-RS – até então órgão vinculado à Polícia Civil gaúcha. A abertura necessária à renovação do processo de formação e aperfeiçoamento de condutores, bem como o incentivo à inovação, permitiram o surgimento de um modelo que é referência em todo o país e que, nesta nova etapa, dá às boas-vindas às novas soluções que visam a tornar a experiência dos instrutores e dos condutores melhor sucedida.

“Desde julho de 1997, os CFCs passaram a responder por todo o processo de habilitação de condutores no estado. São 272 empresários gaúchos que investiram e investem na organização de CFCs e que agora, olhando para os próximos 20 anos, buscam adotar os novos recursos pedagógicos e tecnológicos disponíveis para modernizar esse processo”, comentou o presidente do Sindicato dos Centros de Formação de Condutores do Rio Grande do Sul (SindiCFC), Edson Cunha.

Serviço 

O que: Encontro dos Centros de Formação de Condutores – 20 anos do modelo e sistema de CFCs
Quando: 21 de agosto, das 7h30min às 18h30min
Onde: Barra Shopping Sul – Av. Diário de Notícias, 300, Cristal, Porto Alegre – RS

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Geral

Vinícola Salton
Salton reitera sua preocupação ambiental na passagem do Dia Mundial do Meio Ambiente, hoje (5)
Identificado corpo de tripulante de barco desaparecido
Deixe seu comentário

Os comentários estão desativados.

Pode te interessar