Quinta-feira, 09 de outubro de 2025
Por Redação O Sul | 27 de março de 2017
Já estão abertas as inscrições para o Prêmio Qualidade RS 2017, promovido pelo Programa Gaúcho da Qualidade e Produtividade (PGQP). As organizações interessadas em concorrer na 22ª edição do PQRS podem efetuar sua inscrição diretamente no Portal do PGQP. O prazo para inscrição termina no dia 10 de abril. A solenidade de premiação acontecerá em setembro. Mais informações pelo telefone (51) 3216-8800.
O Prêmio Qualidade RS foi criado em 1996 para incentivar e valorizar as organizações gaúchas que mais se destacam na busca pelo aprimoramento do seu sistema de gestão. Desde então, o PGQP recebeu mais de 2,4 mil candidaturas, com 1519 reconhecimentos para 744 organizações diferentes. O reconhecimento é alcançado nas seguintes categorias: Medalha Bronze e Troféus Bronze, Prata, Ouro e Diamante.
Reconhecimento e competitividade
Ao participar do Prêmio Qualidade RS, as organizações têm seu sistema de gestão avaliado por meio de uma visita de uma banca avaliadora, imparcial, que utiliza critérios reconhecidos internacionalmente. O modelo utilizado pelo PGQP proporciona uma avaliação sistêmica, gerando uma realimentação formal. Ao final do processo, ao receber o Relatório de Avaliação, as lideranças das organizações participantes recebem os pontos fortes e oportunidades de melhoria, a partir do qual pode ser estruturado um consistente plano de aperfeiçoamento das práticas gerenciais. O Prêmio também viabiliza, às vencedoras, um reconhecimento estadual e visibilidade nacional quanto ao seu sistema de gestão alinhado aos princípios da qualidade e da competitividade, incentivo à força de trabalho e maior autoestima dos colaboradores, além do reconhecimento da comunidade e dos parceiros de mercado com informações sobre práticas bem-sucedidas de gestão.
Critérios
O Prêmio Qualidade RS abrange a avaliação da gestão através de oito critérios: Liderança, Estratégias e Planos, Clientes, Sociedade, Informações e Conhecimento, Pessoas, Processos e Resultados. Para concorrer ao Prêmio, às organizações interessadas precisam ter adesão ao PGQP, além de elaborar o relatório da gestão que será avaliado por uma equipe de avaliadores e julgado por uma banca de juízes.