Terça-feira, 06 de janeiro de 2026

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Brasil INSS alerta 4 milhões de beneficiários para realização de prova de vida

Compartilhe esta notícia:

A prova de vida é obrigatória para continuar recebendo o benefício.

Foto: ABr
O INSS informou que a auditoria da CGU constatou uma “quantidade significativa” de contratos fechados. (Foto: Agência Brasil)

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) informou quatro milhões de beneficiários para realização da prova de vida. O órgão informou que o aviso foi enviado pelo extrato do banco responsável pelo pagamento do benefício.

A prova de vida é obrigatória para continuar recebendo o benefício. Segundo o INSS, são pessoas cuja prova de vida não pôde ser feita automaticamente pelos sistemas da autarquia. Agora, quem foi alertado terá 30 dias (a partir da data do aviso) para realizar o procedimento, sob risco de bloqueio dos pagamentos.

Para realizar a prova de vida, é preciso:

* acessar o site ou aplicativo Meu INSS; e
* fazer login e seguir as instruções para o reconhecimento facial, se for solicitado.

Segundo o INSS, em alguns bancos a prova de vida pode ser feita pelo comparecimento presencial na agência bancária responsável pelos pagamentos. Neste caso, é necessário apresentar documento oficial com foto.

Também há bancos permitem a realização da prova de vida online, pelas próprias plataformas da instituição (aplicativo ou site oficial). O INSS ressalta que não faz visitas com servidores à casa de beneficiários para recolher documentos ou fazer o procedimento.

O órgão também destaca que “não realiza contatos diretos para solicitar a prova de vida. Nenhum servidor do Instituto entra em contato por telefone, aplicativo de mensagens, SMS ou e-mail para pedir que o procedimento seja feito ou para ameaçar bloqueio do benefício.”

O instituto também alerta para desconfiar de “qualquer mensagem, ligação ou visita fora dos canais oficiais” e jamais compartilhar “dados pessoais, senhas e documentos por telefone, mensagem ou com pessoas desconhecidas.”

A prova de vida mudou em 2022, com a publicação da portaria 1.408, que determinou a comprovação de que o segurado está vivo por meio do cruzamento de dados, como biometria na rede bancária ou no TSE (Tribunal Superior Eleitoral), por exemplo.

Com isso, 94% dos aposentados e pensionistas não precisam procurar a Previdência Social. Segundo o INSS, dos 36,9 milhões de beneficiários do instituto em 2024, 34,6 milhões tiveram seus dados atualizados até o mês de agostos. Os demais estão sendo convocados.

Em geral, oito em cada dez segurados não precisam fazer prova de vida. O INSS diz que eliminou filas e deslocamentos desnecessários com a medida.

Mesmo com o novo sistema automático, em alguns casos o INSS não consegue confirmar que o cidadão está vivo. Quando isso acontece, o próprio beneficiário deve realizar o procedimento, que pode ser feito pelo Meu INSS, pelo aplicativo ou site do banco, ou indo à agência bancária pessoalmente, se preferir. Para isso, está sendo convocado pelo órgão.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Brasil

Saiba o que é a bancada cristã e por que ela vem causando polêmica no Congresso
Em tensão com a Venezuela, governo dos Estados Unidos confirma envio de porta-aviões para a América do Sul
https://www.osul.com.br/inss-alerta-4-milhoes-de-beneficiarios-para-realizacao-de-prova-de-vida/ INSS alerta 4 milhões de beneficiários para realização de prova de vida 2025-10-24
Deixe seu comentário
Pode te interessar