Quinta-feira, 11 de dezembro de 2025
Por Redação O Sul | 9 de dezembro de 2025
O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) ampliou, de forma temporária, o prazo do auxílio-doença concedido sem perícia médica presencial. Até abril, os pedidos realizados via Atestmed, plataforma digital do Meu INSS, poderão garantir afastamento de até 60 dias, o dobro do limite anterior, de 30 dias.
De acordo com o INSS, o limite original para a concessão do benefício por meio do Atestmed segue sendo de 30 dias, mas poderá ser prorrogado de forma excepcional sempre que necessário.
Uma outra portaria publicada pelo Ministério da Previdência Social determina que o INSS irá custear de forma integral exames complementares solicitados por peritos médicos nas fases de concessão, revisão ou restabelecimento de benefícios. Os segurados poderão ser ressarcidos ou deverão comparecer a clínicas parceiras para o atendimento.
As mudanças buscam agilizar a análise de pedidos e reduzir a fila da perícia. Outra medida anunciada pelo Ministério da Previdência Social foi a realização no fim de semana passado de um mutirão em 92 agências da Previdência Social de 22 Estados e do Distrito Federal.
A expectativa era de que fossem realizadas 18.868 perícias médicas para reduzir a fila de espera. Em junho deste ano, a fila ultrapassou 2,447 milhões de pedidos.
Perícias médicas
O INSS promoveu o atendimento de 3.248 segurados em mutirões de perícias médicas, em parceria com o Ministério da Previdência Social, no último fim de semana (6 e 7), na Região Sul. O objetivo da ação foi antecipar a realização das perícias necessárias para a concessão de benefícios.
Os atendimentos foram antecipados em seis agências localizadas nos estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná. No Rio Grande do Sul, participaram as unidades de Pelotas (449 perícias realizadas), Encantado (170), Rio Grande (141), Santiago (93) e Uruguaiana (376). No Paraná, os serviços foram realizados em Curitiba (953) e Londrina (780), enquanto em Santa Catarina, o mutirão ocorreu na cidade de Canoinhas (286 perícias realizadas).
Arthur Marcelino da Silva Lopes, de apenas 4 anos, é um dos segurados que teve a perícia antecipada pelo mutirão do último fim de semana, em Curitiba (PR). Requerente de um BPC, ele aguardava a realização da perícia prevista para meados de janeiro de 2026. A mãe da criança, Alessandra Ferreira Marcelino da Silva, responsável pela solicitação do BPC, elogiou a organização da ação e a qualidade do atendimento que garantiu a antecipação da perícia de seu filho.
Para acompanhar a situação da análise dos pedidos de benefício, o segurado pode consultar o aplicativo ou site do Meu INSS (gov.br/meuinss) ou ligar para a Central 135, que funciona de segunda a sábado, das 7h às 22h, horário de Brasília. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo e do INSS.