Segunda-feira, 19 de maio de 2025

Porto Alegre
Porto Alegre, BR
21°
Mostly Cloudy

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Economia INSS vai exigir biometria para desbloquear novos empréstimos consignados a partir de sexta

Compartilhe esta notícia:

O objetivo da medida é "mapear vulnerabilidades operacionais e implementar medidas corretivas e aprimoramentos", segundo o INSS

Foto: Rafa Neddermeyer/Agência Brasil
O objetivo da medida é "mapear vulnerabilidades operacionais e implementar medidas corretivas e aprimoramentos", segundo o INSS. (Foto: Rafa Neddermeyer/Agência Brasil)

O INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) exigirá biometria para desbloquear novos empréstimos consignados a partir de sexta-feira (23). A medida, publicada no Diário Oficial da União nesta segunda-feira (19), é um complemento de uma decisão anterior sobre o bloqueio de descontos dos consignados.

Segundo o presidente do INSS, Gilberto Waller Junior, que assinou o despacho desta segunda, o objetivo da medida é “mapear vulnerabilidades operacionais” e “implementar medidas corretivas e aprimoramentos, garantindo maior segurança e conformidade aos processos envolvidos.”

Waller reforçou a necessidade imediata de avaliação do serviço de desbloqueio de benefícios para empréstimos consignados.

“Decido que, a partir do dia 23 de maio de 2025, todos os desbloqueios para averbação de novos empréstimos consignados somente poderão ser realizados com a biometria, na plataforma Meu INSS, validada em bases do governo federal”, diz um trecho do documento.

Em 8 de maio, o presidente do INSS determinou o bloqueio de novos descontos de empréstimos consignados para aposentados e pensionistas. Na ocasião, ele já tinha determinado a biometria para contratação do consignado, mas não falava em data.

Somente nesta segunda, o presidente comunicou internamente a data de início da medida e pediu providências para expandir a ação de segurança contra fraudes no consignado.

No fim do mês passado, a Polícia Federal deflagrou uma operação que revelou um esquema de fraudes no INSS, no qual associações e sindicatos realizavam descontos em pensões e aposentadorias sem que os beneficiários tivessem dado autorização.

tags: em foco

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Economia

Chá de bebê beneficia gestantes em situação de vulnerabilidade social em Cachoeirinha
Economia brasileira cresce 1,6% no primeiro trimestre
https://www.osul.com.br/inss-vai-exigir-biometria-para-desbloquear-novos-emprestimos-consignados-a-partir-de-sexta/ INSS vai exigir biometria para desbloquear novos empréstimos consignados a partir de sexta 2025-05-19
Deixe seu comentário
Pode te interessar