O Instagram anunciou que está expandindo os testes com as assinaturas pagas. Desta vez, além de aumentar o número de contas participantes, a plataforma incluiu novos recursos exclusivos. Por exemplo, os assinantes poderão ver fotos de feed e Reels exclusivos, além de poder participar de um bate-papo simultâneo nas Direct Messages.
Os testes com as assinaturas pagas começaram em janeiro, conforme anunciado por Adam Mosseri. Inicialmente, apenas um pequeno grupo de influencers nos Estados Unidos foram contemplados com a função. Porém, nos últimos meses, mais e mais contas foram incluídas nos testes.
Dessa forma, os seguidores de determinados criadores de conteúdo podem ter acesso a conteúdos exclusivos, como stories e lives fechadas para assinantes. O pagamento é mensal e o valor definido pelo influencer.
Na última semana, porém, o Instagram aumentou os formatos de conteúdos exclusivos que os criadores de conteúdo poderão postar. Agora, os influencers também poderão publicar posts de feed e Reels exclusivos para assinantes. O influencer também ganha uma aba em seu perfil onde ficarão agrupados todos os conteúdos fechados para assinantes. É uma funcionalidade que facilita a vida até do seguidor mais fiel, que não quer perder nenhum conteúdo.
Além disso, os influenciadores poderão criar chats em grupo nas Mensagens Diretas (DM), com até 30 participantes. Assim, esses assinantes poderão ter um contato ainda mais próximo e exclusivo com o seu criador de conteúdo favorito.
Testes no Brasil
O Instagram nada falou sobre os mercados nos quais está testando a nova funcionalidade. Mas o Brasil é um deles. Já é possível encontrar alguns criadores de conteúdo que contam com o botão “Assinar” em seus perfis. Ao tocar no botão, o usuário é levado a uma tela que mostra os benefícios da assinatura e o valor.
Ao fazer uma assinatura de algum criador de conteúdo, o usuário ganha um selo especial, que ficará ao lado do nome de usuário. Assim, sempre que ele comentar em alguma postagem ou mandar uma DM, o selo vai mostrar que trata-se de um assinante.
O valor da assinatura é de R$ 27,90. Mas os preços variam. Na verdade, o próprio influencer escolhe o valor de sua assinatura. É possível encontrar, por exemplo, por R$ 10,90. Nos Estados Unidos, por exemplo, o criador de conteúdo pode escolher qualquer valor entre US$ 0,99 e US$ 99,99.