Domingo, 12 de Julho de 2020

Porto Alegre
Porto Alegre
14°
Cloudy

Brasil Instituições paralisam atividades em protesto contra corte de verbas feito pelo MEC

Compartilhe esta notícia:

O recurso deve ser analisado pela presidência da Corte. (Foto: Gabriela Milanezi/Rede Pampa)

Em resposta ao corte de 30% das verbas nas instituições federais proposto pelo Ministério da Educação (MEC), frentes sindicais e estudantis organizaram uma mobilização nacional marcada para hoje (15). Pelo menos 75 das 102 universidades e institutos federais do país prepararam protestos para esta quarta-feira. Os atos, convocados em grande parte na internet, estão previstos para acontecerem no final da tarde. Entretanto, algumas faculdades e escolas já amanheceram de portas fechadas.

Na Faculdade de Arquitetura da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), alunos estão em frente ao acesso do prédio com faixas contrárias a medida do MEC. De acordo com os estudantes, a universidade pública já é elitizada e, com a concretização dos cortes, esse cenário pode piorar. Além disso, os alunos relataram já sentirem os efeitos do bloqueio da verba no dia a dia, pois algumas bolsas de Iniciação Científica já foram cortadas e os laboratórios estão funcionando com restrições.

Professores e alunos realizam ato em frente à escola Rafael Ramião (Foto: Daniela Fernanda Trindade/vice-diretora)

A Escola Estadual de Ensino Médio Rafael Ramião, que fica no bairro Lomba do Pinheiro na capital, também aderiu à paralisação. As aulas foram suspensas durante todo o dia e, nesta manhã, professores, funcionários, pais e alunos da instituição realizam um ato em frente à escola, com faixas e cartazes contra o corte de verbas na educação. Durante a tarde, eles também participam de uma manifestação que ocorrerá na Faculdade de Educação (FACED) da UFRGS, às 14h30.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Brasil

Estudos sobre regulamentação de patinetes elétricos são prorrogados por 90 dias pela Prefeitura de Porto Alegre
Linha Turismo terá rota especial para Noite dos Museus
Deixe seu comentário
Pode te interessar