Sábado, 06 de dezembro de 2025

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Rio Grande do Sul Instituto Justiça doa telhas para moradores de Erechim atingidos por queda de granizo

Compartilhe esta notícia:

Os materiais permitiram restabelecer a cobertura de 31 residências

Foto: Divulgação
Os materiais permitiram restabelecer a cobertura de 31 residências. (Foto: Divulgação)

O IJ (Instituto Justiça) acionou o seu projeto Reestruturação de Lares para auxiliar famílias de Erechim, no Norte do Rio Grande do Sul, após o forte temporal de granizo que atingiu a cidade no dia 23 de novembro.

A iniciativa, criada para apoiar moradores afetados por catástrofes e prover itens essenciais para reconstrução, destinou 1.000 telhas de 6 milímetros, além de parafusos, adquiridos pelo próprio Instituto. Os materiais permitiram restabelecer a cobertura de 31 residências, beneficiando 110 pessoas diretamente.

Essas famílias foram priorizadas por incluírem moradores em condição de maior vulnerabilidade, como pessoas autistas, idosos, cadeirantes e acamados. A ação foi coordenada por Deise Maria Puton, mãe de Indiara Dias de Souza, fundadora do Instituto Justiça. Moradora da cidade, Deise não teve sua casa atingida, mas se mobilizou pessoalmente para acompanhar a entrega e a instalação das telhas. Para agilizar o atendimento, o IJ montou uma sede provisória no município, concentrando no local todas as atividades do projeto.

Indiara, que vive atualmente em São Paulo — onde está sediado o Instituto Justiça —, se envolveu de forma direta e intensa na operação. Natural do município gaúcho de Gaurama, ela passou a infância em Erechim e mantém forte vínculo com a região. O impacto da tempestade a motivou a organizar toda a logística e o suporte necessário, mesmo a distância, garantindo rapidez na resposta emergencial.

A mobilização contou com apoio do Gabinete de Crise do Governo do Estado em Erechim, que ajudou a direcionar os materiais para as famílias em maior situação de vulnerabilidade.

Segundo o diretor-geral adjunto da Secretaria de Desenvolvimento Social do Rio Grande do Sul, Ricardo Bassi, a doação de telhas chegou em um momento muito necessário para as famílias que foram atingidas pelo temporal de granizo.

“Toda mobilização é sempre bem-vinda, e iniciativas como essa, vindas da sociedade civil, são de fundamental importância para fortalecer a rede de proteção e garantir mais dignidade às pessoas em situações de vulnerabilidade”, afirmou Bassi.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Rio Grande do Sul

Após anunciar que será o sucessor político de Jair Bolsonaro, Flávio Bolsonaro pede mobilização para aprovar a anistia
https://www.osul.com.br/instituto-justica-doa-telhas-para-moradores-de-erechim-atingidos-por-queda-de-granizo/ Instituto Justiça doa telhas para moradores de Erechim atingidos por queda de granizo 2025-12-06
Deixe seu comentário
Pode te interessar