Sexta-feira, 02 de maio de 2025
Por Redação O Sul | 25 de outubro de 2018
O Instituto Simutec, referência em treinamento médico com simuladores com realidade virtual, tem uma agenda intensa nos próximos meses, na sede de Porto Alegre. A programação conta com cursos no Centro de Treinamento, além de participação na mais importante conferência internacional sobre inovações e boas práticas em simulação médica, o IMSH 2019, que acontece em janeiro, em San Antonio, Texas, nos Estados Unidos.
Para residentes da área e especialistas em Ortopedia e Traumatologia, acontece, nos dias 9 e 10 de novembro, o curso de Artroscopia com utilização do simulador Arthro Mentor. Com 12 horas/aula de duração, o treinamento inédito combina teoria e prática e terá como coordenadores os médicos, Dr. José Mauro Zimmermann Jr., ortopedista cirurgião de joelho, e Dr. Ricardo Canquerini, ortopedista cirurgião de ombro e cotovelo.
Para residentes e especialistas em Cirurgia Geral, Ginecologia e áreas cirúrgicas que utilizem procedimentos videolaparoscópicos, no dia 1º de dezembro acontece o curso teórico-prático para enfrentamento de situações complexas, que visa introduzir de forma objetiva e organizada as principais rotinas realizadas por videolaparoscopia e treinamento avançado em Nós, Sutura e Anastomose. Uma parceria com o Capítulo do Rio Grande do Sul do Colégio Brasileiro de Cirurgiões, maior entidade associativa na área da cirurgia geral no país, o curso tem como professor orientador o Dr. Miguel Nacul, coordenador médico do Instituto, e vai envolver também um treinamento em resolução de situações completas e complicações em videolaparoscopia.
Os interessados podem solicitar o programa completo dos cursos e fazer a inscrição pelo telefone/ WhatsApp 51 98159-0096.
International Meeting on Simulation in Healthcare (IMSH)
De 26 a 30 de janeiro de 2019, o Instituto Simutec participará do International Meeting on Simulation in Healthcare (IMSH) com apresentação de um trabalho de pesquisa exclusivo, desenvolvido com base nos treinamentos práticos com simuladores realizados no Centro de Treinamento de Porto Alegre.
O trabalho aprovado para apresentação neste importante evento foi desenvolvido pelo colaborador Rafael Mazzuca, que é Especialista em Treinamento do Instituto Simutec e mestre em Ciências da Saúde pela PUCRS. Ele teve como objetivo comparar quantitativamente a aquisição e o aprimoramento das habilidades cirúrgicas entre um modelo de treinamento de repetição livre e outro de repetições pré-determinadas em atividades básicas de videolaparoscopia, em que os alunos deveriam repetir um número determinado de vezes cada atividade antes de seguir adiante no treinamento.
“A partir dos resultados é possível afirmar que os alunos que praticaram com o objetivo de treinar um número pré-determinado de vezes cada atividade se tornam mais eficientes e habilidosos do que os alunos que praticaram sem ter um número pré-determinado de repetições, com a mesma carga horária”, adianta o pesquisador. “Estes resultados corroboram com um dos princípios fundamentais do nosso centro de treinamento, afirmando de maneira científica que um número pré-determinado de repetições das atividades faz com que o aluno tenha uma melhora no desempenho e adquira maior destreza e habilidades para procedimentos videolaparoscópicos”, completa.