Quinta-feira, 25 de abril de 2024

Porto Alegre

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Variedades Inteligência artificial “ressuscita” voz de cantor morto em 1996

Compartilhe esta notícia:

A família do cantor Kim Kwang-seok foi informada, e reagiu bem à iniciativa. (Foto: Reprodução)

Kim Kwang-seok era um cantor famoso na Coreia do Sul quando morreu, em 1996. Mas recentemente ele foi ouvido cantando uma música que jamais gravou em um programa de TV do país. Como isso foi possível?

A resposta está num software de inteligência artificial (IA) que foi treinado para aprender a voz de Kim. Primeiro, o programa aprendeu 20 das músicas do artista, além de captar o jeito que ele falava. Depois, treinou a voz em mais de 700 músicas.

“Ficamos muito surpresos de ouvir que a inteligência artificial canta melhor depois de aquecer a voz”, diz Kim Min-Ji, produtora do programa de TV.

Segundo os responsáveis pela tecnologia, a família do cantor foi informada, e reagiu bem à iniciativa. Mas há quem não goste da ideia.

Im Uk-jin, morador da capital Seul, se diz preocupado. “Há um conjunto de habilidades e hábitos que somente um ser humano pode ter. Se a inteligência artificial puder imitar tudo isso, o mundo será dominado pela IA, e não por seres humanos”, analisou.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Variedades

Dieta cetogênica e jejum intermitente não combinam com vida saudável
Pai de Nicki Minaj morre após ser atropelado e motorista foge, diz site
https://www.osul.com.br/inteligencia-artificial-ressuscita-voz-de-cantor-morto-em-1996/ Inteligência artificial “ressuscita” voz de cantor morto em 1996 2021-02-15
Deixe seu comentário
Pode te interessar