Ícone do site Jornal O Sul

Cineasta Jafar Panahi, vencedor da Palma de Ouro em Cannes, é condenado a 1 ano de prisão

Cineasta venceu o prêmio com o longa "Foi apenas um acidente", principal concorrente do brasileiro "O agente secreto" no Oscar. (Foto: Reprodução/YouTube)

O Irã condenou à revelia o cineasta Jafar Panahi, vencedor da Palma de Ouro este ano, a um ano de prisão e proibição de viajar para o país por “atividades de propaganda” contra a nação, informou seu advogado à agência de notícias AFP nessa segunda-feira (1º).

A proibição de viajar tem duração de dois anos, disse o advogado Mostafa Nili à AFP, acrescentando que entrará com um recurso. Panahi ganhou o prêmio máximo do Festival de Cannes em maio com o filme “Foi apenas um acidente”.

Coprodução entre Irã e França, o longa dirigido por Panahi representa o país europeu na disputa pelo Oscar de Melhor filme internacional. É a mesma categoria na qual o Brasil aposta em “O agente secreto”.

No dia 16 de dezembro, o Oscar anunciará a shortlist dos filmes que continuam na disputa por uma indicação na categoria Melhor filme internacional. A lista final de indicados será conhecida em 22 de janeiro de 2026. A cerimônia do Oscar será realizada em 15 de março.

Sair da versão mobile