Segunda-feira, 29 de abril de 2024

Porto Alegre
Porto Alegre, BR
19°
Mostly Cloudy

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Mundo Israel fechou a passagem de Erez com Gaza

Compartilhe esta notícia:

Decisão pode impedir que os habitantes de Gaza viajem durante o Eid al-Adha (Festa do Sacrifício) muçulmano. (Foto: Israel Defense Forces/Fotos Públicas)

Israel fechou neste domingo (19) a passagem fronteiriça de Erez, no Norte da Faixa de Gaza, devido às manifestações palestinas na fronteira, uma nova restrição ao bloqueio já imposto ao enclave palestino. A decisão pode impedir que os habitantes de Gaza viajem durante o Eid al-Adha (Festa do Sacrifício) muçulmano, que começa esta semana. Responsáveis israelenses não detalharam quanto tempo vai durar o fechamento.

A passagem de Erez, única pela qual as pessoas transitam entre o enclave palestino e Israel, seguirá, no entanto, aberta para “os casos humanitários e os doentes”, informou uma porta-voz da COGAT (Unidade do Coordenador das Atividades Governamentais nos Territórios Palestinos). “A passagem de Erez se fechou, devido à continuação de manifestações violentas ao longo da fronteira”, declarou a porta-voz da COGAT, sem dar detalhes. Os soldados israelenses mataram na sexta-feira dois palestinos que se manifestavam na fronteira com Israel.

O ministro israelense da Defesa, Avigdor Lieberman, confirmou em um comunicado que o fechamento da passagem se deve aos “violentos incidentes na fronteira de sexta-feira passada”. A Autoridade Palestina informou que o acesso permanecerá aberto para os cidadãos que retornam à Faixa de Gaza.

Sexta-feira foi um teste para verificar a solidez da trégua respeitada há uma semana pelo Exército israelense e pelos grupos armados palestinos da Faixa de Gaza. Na semana passada, o governo israelense abriu a passagem fronteiriça de Kerem Shalom, único ponto de trânsito de mercadorias entre Israel e a Faixa de Gaza, fechada desde julho.

O Egito anunciou, por sua vez, que a passagem fronteiriça de Rafah foi aberta de forma excepcional neste domingo (19) por conta do Eid al-Adha. A fronteira com o Egito também permanece fechada a maior parte do tempo.

As tensões entre Israel e a Palestina perto da fronteira de Gaza vêm crescendo desde 30 de março, data que marcou o início da campanha de protestos da Palestina contra Israel, intitulada de Grande Marcha de Retorno. No entanto, desde o início dos protestos, Israel e o Hamas chegaram a vários acordos de cessar-fogo temporários por meio da mediação egípcia.

Os palestinos protestam contra a ocupação israelita de territórios palestinos. Pelo menos 171 habitantes da Faixa Gaza foram mortos pelas forças de segurança israelenses no período.

Dez anos de bloqueio

O fechamento da passagem e os incidentes na fronteira continuam ocorrendo, apesar das tentativas do Egito e da ONU (Organização das Nações Unidas) de obter uma trégua de longo prazo entre Israel e o Hamas, o movimento islamita que controla o enclave de Gaza.

Território localizado entre Israel, Egito e o Mar Mediterrâneo, a Faixa de Gaza está há dez anos submetida a um bloqueio israelense. Na última década, Israel e Hamas travaram três guerras. Também houve muitas explosões militares, com três incidentes desde julho passado. O último ocorreu em 9 de agosto.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Mundo

EPTC orienta sobre cuidado com ciclistas em ultrapassagens
Professor investigado por diploma falso se diz vítima. Ele foi eleito “professor do ano” e denunciado por uma faculdade
https://www.osul.com.br/israel-fechou-a-passagem-de-erez-com-gaza/ Israel fechou a passagem de Erez com Gaza 2018-08-19
Deixe seu comentário
Pode te interessar