Sexta-feira, 03 de Julho de 2020

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Mundo Itália é o destino preferido do público LGBT na Europa

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Estatísticas do Registro Civil apuram uniões homoafetivas pelo segundo ano (Foto: Hector Guerrero/AFP)

Se fosse possível viajar sem pensar em custos, a Itália seria a principal meta de desejo de turistas da comunidade LGBT (Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis, Transexuais e Transgêneros) entre os países europeus e o segundo destino mais almejado por eles no mundo, atrás apenas da Austrália. Esse foi o resultado de uma pesquisa presente no 19º relatório anual da empresa de estudos voltados ao público homossexual, a CMI (Community Marketing and Insights), que foi apresentada nesta semana, em Roma, durante uma visita do presidente da Iglta (International Gay And Lesbian Travel Association), John Tanzella.

Segundo a sondagem, que ouviu 35 mil pessoas do grupo em 100 países do mundo, após alguns anos de recessão ou de crescimento modesto, 2014 teve um aumento de 9% nas viagens LGBTs em relação a 2013, uma tendência que deverá continuar também em 2015.

Além disso, as palavras que mais atraem os turistas são relax, com 23% das respostas; diversão, com 18%; e cultura, com 14%; passando na frente de comida, spa e comprar. As famílias que decidem viajar também foram analisadas. Nesse aspecto, elas procuram integração com todos os serviços, não apenas com destinos gay friendly.

Tratando-se de conforto e recepção, a maior parte dos turistas prefere as grandes cadeias hoteleiras – como Marriott e Hilton. Foi descoberto também que cada vez mais os casais vão juntos em viagens de trabalho, misturando obrigação e prazer.

Da pesquisa emergiu um dado importante sobre segurança. Apenas 11% dos entrevistados correriam o risco de viajar para um país com leis e sociedades homofóbicas. E entre as piores nações neste quesito estão Rússia, Quênia e Jamaica.

“A Itália é um destino cada vez mais popular entre o público LGBT, sobretudo os norte-americanos, que a colocam em primeiro lugar em cultura, história, comida e vinho. Por isso, precisamos de mais negócios italianos para inserir no nosso data-base, de modo a favorecer o fluxo de turistas”, afirmou Tanzella.

Primeiro operador de turismo italiano especializado em passeios e destinos gays e lésbicos, e idealizador do Untold History, que conta a história de personagens e artistas homossexuais em tours culturais pelas cidades, ele falou também sobre a possibilidade de inserir um aplicativo LGBT no site de turismo de Roma.

O app, criado pela Aitgl (Associazione Italiana del Turismo Gay), está disponível para celulares e, com um apoio institucional, poderá contribuir para aumentar o apelo do município entre gays e lésbicas.

“Foi um evento muito positivo. Existe muita disponibilidade da parte das instituições romanas de criar estratégias que possam desenvolver o turismo na cidade. Aqui há um mercado enorme e a coisa mais importante é garantir aos potenciais visitantes informações constantes sobre as coisas para se fazer e ver”, explicou Tanzella.

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