Segunda-feira, 29 de abril de 2024

Porto Alegre
Porto Alegre, BR
19°
Mostly Cloudy

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Notícias Itália suspende extradição de Pizzolato

Compartilhe esta notícia:

Advogados entraram com recurso nesta sexta-feira. (Foto: Reprodução)

A Itália suspendeu novamente a extradição de Henrique Pizzolato para o Brasil, após o Conselho de Estado acatar um recurso impetrado nesta sexta-feira (12) pelo advogado dele. A informação foi confirmada por fontes diplomáticas e pela Interpol italiana.

É a segunda vez que uma instância administrativa — teoricamente sem poder para reverter a extradição decidida pela mais alta corte do país e pelo Ministério da Justiça— impede a devolução de Pizzolato sob alegação de revisar os procedimentos formais da decisão da extradição. A decisão tem caráter provisório, segundo a informação recebida pela embaixada brasileira em Roma.

O fundamento para a suspensão da liminar foi a “irreversibilidade do dano” a Pizzolato, caso ele fosse extraditado antes da análise do recurso. Em maio, a defesa de Pizzolato obteve uma liminar no Tribunal Administrativo Regional do Lácio até o julgamento do recurso que alegava cerceamento de defesa. No dia 3, a corte administrativa já havia recusado a argumentação de Pizzolato, e o governo do primeiro-ministro Matteo Renzi informou às autoridades brasileiras que ele poderia ser levado ao Brasil já no dia 15.

O Conselho de Estado, que barrou a extradição, é um colegiado formado por parlamentares e juristas e é a última instância da Justiça administrativa da Itália.

A notícia da suspensão da extradição causou surpresa e revolta entre diplomatas brasileiros em Roma que haviam discutido os detalhes da extradição do brasileiro com autoridades dos ministérios do Interior e da Justiça italianos.

O ex-diretor do Banco do Brasil foi condenado a 12 anos e 7 meses de prisão no julgamento do mensalão por peculato, lavagem de dinheiro e corrupção passiva, mas fugiu para a Itália antes de ser preso. (Folhapress)

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Notícias

O Imposto de Renda pago por empresas e bancos recua, e a arrecadação federal cai
A recuperação lenta do mercado de trabalho beneficiou mais os homens e, especialmente, os profissionais com maior nível de instrução
https://www.osul.com.br/italia-suspende-extradicao-de-pizzolato/ Itália suspende extradição de Pizzolato 2015-06-12
Deixe seu comentário
Pode te interessar