Quinta-feira, 13 de novembro de 2025
Por Redação O Sul | 24 de abril de 2022
A Itália registrou 56.263 novos casos e 79 mortes por Covid-19 no último período de 24 horas, elevando os números totais de contágios para 16.136.057 e de óbitos para 162.688, informou o Ministério da Saúde neste domingo (24).
O boletim ainda mostra que as médias móveis de casos e mortes relativas a sete dias chegaram a 60.065 e 143, respectivamente.
A Itália contabiliza 14.729.220 recuperados da doença e 1.244.149 casos ativos. Destes 9.895 pacientes estão em observação em departamentos médicos e 416 em UTIs.
Em 24 horas, foram realizados 326.211 testes para detectar a Covid-19, com taxa de positividade de 17,2%, contra os 16,7% do dia anterior.
Porto de Xangai
Dezenas de cidades da China estão atualmente em confinamento parcial ou total após um novo aumento de casos de coronavírus no país devido à disseminação da variante ômicron. A situação ameaça a controversa estratégia de “covid zero” das autoridades chineses.
Com 25 milhões de habitantes e um peso vital para a economia do país, a cidade de Xangai sofre a pior onda de covid desde o início da pandemia, em Wuhan, há mais de dois anos.
A metrópole chinesa não é apenas um centro financeiro global, mas também um dos portos de carga mais importantes para o comércio internacional. Nos últimos dez anos, tem sido o maior porto do mundo em termos movimentação de cargas. Em 2021, o porto de Xangai foi responsável por 17% do tráfego de contêineres e 27% das exportações da China.
No entanto, o confinamento ao qual a cidade está submetida dificulta a chegada dos caminhões para levar as mercadorias a outros locais ou distribuí-las às fábricas próximas. Muitas indústrias, como a Volkswagen e a Tesla, tiveram que interromper suas atividades.
“As restrições afetam principalmente as estradas de entrada e saída do porto, resultando em um acúmulo de contêineres e uma redução de 30% na produtividade”, explica Mike Kerley, gerente de investimentos da empresa Janus Henderson.
Soma-se a isso a carência de trabalhadores portuários para processar os documentos necessários para que os navios desembarquem suas mercadorias ou façam a inspeção de saída.
Agora os barcos também estão se acumulando na costa e nos canais ao redor do porto esperando o sinal verde para atracar.
Os dados da consultoria VesselsValue demonstram como aumentaram os tempos de espera para navios tanque, navios graneleiros e navios cargueiros.
Outro problema é que milhares de contêineres estão se acumulando no porto, colocando mais uma vez a cadeia de suprimentos global em xeque justamente quando os analistas estavam confiantes em sua recuperação após a pandemia.
Embora o porto permaneça operando, está cada vez mais entupido.