Quinta-feira, 24 de Junho de 2021

Porto Alegre
Porto Alegre
16°
Fair

Literatura Italiano Dario Fo, vencedor do Nobel de Literatura de 1997, morre aos 90 anos

Compartilhe esta notícia:

Escritor havia sido internado com problemas respiratórios (Foto: AP)

O escritor, dramaturgo e ator italiano Dario Fo, vencedor do Prêmio Nobel de Literatura de 1997, morreu nesta quinta-feira (13), aos 90 anos, em um hospital em Milão, na Itália, onde estava internado por conta de problemas respiratórios, segundo a imprensa local.

Dario Fo nasceu no dia 24 de março de 1926 no pequeno município de Sangiano, província de Varese, e, embora tenha estudado pintura e arquitetura, é conhecido principalmente por seu papel como dramaturgo, que lhe valeu o Prêmio Nobel de Literatura em 1997.

Durante sua carreira esteve acompanhado por sua mulher, a atriz Franca Rame, que morreu em 2013, com quem formou uma parceria intelectual consagrada essencialmente no teatro político e satírico, onde narravam problemas da sociedade de seu tempo. Em sua longa trajetória, escreveu mais de 100 obras teatrais, que ele mesmo interpretava, além de vários livros.

O último foi publicado em setembro e falava sobre o cientista Charles Robert Darwin, “Darwin Ma siamo scimmie da parte di padre o di madre?” (Darwin, somos macacos por parte de pai ou de mãe?) e que continha perguntas sobre a origem da vida e estava ilustrado com seus desenhos. (AG) 

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Literatura

Jim Carrey é processado pela mãe de sua ex-namorada morta por ter passado diferentes tipos de doenças sexualmente transmissíveis a ela
Cantor e compositor Bob Dylan ganha o Prêmio Nobel de Literatura
Deixe seu comentário
Pode te interessar