Quinta-feira, 18 de abril de 2024

Porto Alegre

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Brasil Itamaraty diz que não há brasileiros no Afeganistão

Compartilhe esta notícia:

Governo brasileiro pede atuação da ONU para assegurar paz na região

Foto: Reprodução/Twitter
Governo brasileiro pede atuação da ONU para assegurar paz na região. (Foto: Reprodução/Twitter)

O Ministério das Relações Exteriores emitiu nota oficial, na noite desta segunda-feira (16), em que informa não haver registro de cidadãos brasileiros residindo ou em trânsito no Afeganistão.

O país vive um momento de caos completo com a tomada do poder pelo grupo fundamentalista islâmico Talibã, pouco mais de um mês após o início da retirada das forças militares dos Estados Unidos, que ocuparam o país em uma guerra que durou 20 anos.

Como não há embaixada do Brasil no país, o apoio diplomático a brasileiros que porventura estejam em solo afegão está sendo feito pela Embaixada do Paquistão, país vizinho.

“Os telefones de plantão da Embaixada do Brasil no Paquistão [+92 300 8525941], que tem a jurisdição consular sobre o território afegão e da Divisão de Assistência Consular do MRE [+55 61 98197-2284] estão disponíveis para qualquer nacional que se encontre no país e necessite urgentemente de auxílio”, informou o Itamaraty.

Na nota, o governo brasileiro expressa “profunda preocupação com a deterioração da situação no Afeganistão e as graves violações dos direitos humanos”. O Itamaraty também pediu “rápido engajamento” da ONU (Organização das Nações Unidas) para estabelecer canais de diálogo e disse esperar que o Conselho de Segurança da ONU possa atuar para assegurar a paz na região.

“O governo brasileiro conclama os atores envolvidos a proteger os civis, respeitar o Direito Internacional Humanitário, garantir o acesso desimpedido da ajuda humanitária e respeitar os direitos fundamentais do povo afegão, em especial de mulheres e meninas. É necessário preservar os ganhos obtidos nas últimas décadas em matéria de proteção de direitos humanos, fortalecimento da democracia e desenvolvimento socioeconômico no Afeganistão”, diz a nota.

 

tags: em foco

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Brasil

Campanha do Agasalho termina na sexta-feira em Porto Alegre
Polícia Civil abre inquérito para investigar o cantor Sérgio Reis por ameaças a ministros do Supremo
https://www.osul.com.br/itamaraty-diz-que-nao-ha-brasileiros-no-afeganistao/ Itamaraty diz que não há brasileiros no Afeganistão 2021-08-17
Deixe seu comentário
Pode te interessar