Sábado, 27 de abril de 2024

Porto Alegre

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Rio Grande do Sul Já estão no Vale do Taquari as primeiras carretas para retirada do entulho de enchentes

Compartilhe esta notícia:

Material tem como destino um aterro sanitário em Minas do Leão. (Foto: Divulgação/Secom-RS)

Começou nessa quinta-feira (30) em Roca Sales e Encantado o trabalho de retirada de entulho das cidades atingidas em setembro pelas chuvas em excesso na região gaúcha do Vale do Taquari. A operação conta com 20 carretas – número que deve ser triplicado nos próximos dias – para o carregamento e transporte do material para um aterro sanitário em Minas do Leão.

São aproximadamente 123 mil toneladas de resíduos, volume que demandará três meses de atividades. O cronograma foi divulgado pela Secretaria do Meio Ambiente e Infraestrutura (Sema) e pode ser conferido no site estado.rs.gov.br.

Embora a Política Nacional de Resíduos Sólidos (Lei Federal 12.305/2010) determine ser de competência das prefeituras os serviços de manejo desse tipo de material, o governo do Estado assumiu a destinação. Trata-se, afinal, de um caso de excepcionalidade.

“A partir de levantamento na região, foram solicitados recursos ao governo federal para o recolhimento de 182 mil toneladas de resíduos”, explicou a titular da Sema, Marjorie Kauffmann. “Em sua análise, a Defesa Civil nacional chegou a 123 mil toneladas e liberou um repasse de R$ 26 milhões para esse montante.”

Ela acrescenta: “O quantitativo real será dado efetivamente quando as pesagens forem realizadas. Havendo necessidade de mais recursos, será encaminhada nova solicitação”. As prefeituras, também podem solicitar verba diretamente à Defesa Civil Nacional, sem necessidade de intermediação do governo do Estado.

O recolhimento será feito de forma escalonada, por município, levando em consideração os impactos ambientais, os riscos à saúde pública e questões logísticas, conforme avaliação dos técnicos da Fundação Estadual de Proteção Ambiental (Fepam).

A execução ficará a cargo da Companhia Riograndense de Valorização de Resíduos (CRVR), responsável pela operação do aterro.

Cidades

Até agora, nove prefeituras manifestaram interesse em receber ajuda para destinação dos entulhos. Na lista estão Muçum, Encantado, Colinas, Arroio do Meio, Roca Sales, Estrela, Cruzeiro do Sul, Lajeado e Santa Tereza. Confira o volume a ser retirado em cada cidade.

– Arroio do Meio: 36.132.
– Roca Sales: 28.800.
– Estrela: 14.850.
– Muçum: 11.520.
– Lajeado: 10.275.
– Santa Tereza: 7.264.
– Encantado: 7.920.
– Cruzeiro do Sul: 4.320.
– Colinas: 2.700.

(Marcello Campos)

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Rio Grande do Sul

Em iniciativa pioneira no Brasil, Porto Alegre terá programa municipal para desenvolvimento do futebol feminino
Israel afirma que Hamas violou acordo de trégua e retoma os ataques contra o grupo terrorista
https://www.osul.com.br/ja-estao-no-vale-do-taquari-as-primeiras-carretas-para-retirada-do-entulho-de-enchentes/ Já estão no Vale do Taquari as primeiras carretas para retirada do entulho de enchentes 2023-11-30
Deixe seu comentário
Pode te interessar