Terça-feira, 23 de abril de 2024

Porto Alegre
Porto Alegre, BR
25°
Mostly Cloudy

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Mundo Janssen diz que órgão regulador dos Estados Unidos autorizou ampliar a validade da vacina. O prazo iria para 4 meses e meio

Compartilhe esta notícia:

(Foto: Janssen/Divulgação)

A farmacêutica Janssen anunciou nesta quinta-feira (10) que a agência reguladora de medicamentos dos Estados Unidos autorizou a ampliação do prazo de validade de sua vacina contra a covid-19 de três meses para quatro meses e meio.

Segundo a empresa, a decisão da Food and Drug Administration (FDA) foi baseada em estudos que avaliaram a estabilidade do imunizante. Os dados demonstraram que a vacina permanece estável por 4,5 meses quando refrigerada entre 2ºC e 8ºC.

A Janssen informou que as datas de validade dos imunizantes já produzidos serão atualizadas.

A medida deve ter impacto direto na gestão de três milhões de doses da Janssen que são aguardadas pelo Ministério da Saúde. Este lote tinha prazo de validade previsto para expirar em 27 de junho.

A data de 27 de junho foi apontada antes da decisão da FDA anunciada nesta quinta. O Ministério da Saúde não se pronunciou, até a mais recente atualização desta reportagem, se a medida interfere nas exportações e logística de distribuição das doses.

A vacina, produzida pelo grupo Johnson & Johnson, foi aprovada pela Anvisa para uso emergencial no Brasil no dia 31 de março. O Ministério da Saúde adquiriu 38 milhões de doses, com entregas inicialmente previstas para o segundo semestre.

Envio ao Brasil

Na quarta-feira (9), o Ministério da Saúde informou que ainda não há data prevista para o envio das doses dos Estados Unidos. A pasta afirmou que não foi acordado uma data exata entre o governo e a Janssen durante a negociação que antecipou as as doses para junho — mesmo diante de um prazo de validade próximo.

Segundo a assessoria do ministério, a data é incerta porque a farmacêutica depende de autorização da agência americana reguladora de medicamentos, a FDA, para exportar as doses.

Risco de desperdício

De acordo com o Centro de Controle e Prevenção de Doenças, 21 milhões de doses da vacina foram distribuídas nos Estados Unidos, mas apenas 11 milhões foram administradas, segundo a agência de notícias France Presse.

O governador de Ohio, Mike DeWine, alertou esta semana que 200 mil doses em seu Estado irão expirar em 23 de junho.

O fato de que a vacina exigia apenas uma dose foi apontada como uma vantagem para atingir populações difíceis de alcançar. No entanto, a aceitação nos EUA diminuiu depois que as autoridades americanas suspenderam o medicamento por 10 dias em abril por razões de segurança.

As autoridades acreditam que a vacina da Janssen está associada ao risco de desenvolver um tipo raro de coagulação sanguínea que ocorre principalmente em mulheres entre 18 e 49 anos. Quando foram suspensas as aplicações, havia seis casos de coágulos após 7 milhões de doses aplicadas.

tags: em foco

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Mundo

China divulga imagens coloridas da superfície de Marte
Testes rápidos de coronavírus viram precondição para frequentar lugares públicos na Alemanha
https://www.osul.com.br/janssen-diz-que-orgao-regulador-dos-estados-unidos-autorizou-ampliar-a-validade-da-vacina-o-prazo-iria-para-4-meses-e-meio/ Janssen diz que órgão regulador dos Estados Unidos autorizou ampliar a validade da vacina. O prazo iria para 4 meses e meio 2021-06-10
Deixe seu comentário
Pode te interessar