Sábado, 20 de abril de 2024

Porto Alegre

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Viagem e Turismo Japão anuncia volta de turistas e Nova Zelândia já recebe brasileiros

Compartilhe esta notícia:

Em março, o Japão voltou a permitir a entrada de estrangeiros completamente vacinados e com visto de negócios e estudo. (Foto: Reprodução)

Uma das últimas fronteiras que a pandemia fechou para o turismo internacional está prestes a ser reaberta. Na terça-feira, o Japão anunciou que voltará a permitir, com muitas restrições, a entrada de estrangeiros em viagens a lazer a partir do final deste mês ou início de junho. O país asiático é ainda um dos poucos fechados num mundo que, aos poucos, volta a se acostumar com a ideia de fronteiras abertas, ainda que com todos os cuidados para controlar a covid-19.

Em março, o Japão voltou a permitir a entrada de estrangeiros completamente vacinados e com visto de negócios e estudo, desde que apresentem testes negativos feitos antes do embarque, após a chegada e depois dos três dias de quarentena obrigatória. Brasileiros podem entrar nesse esquema, mas a Coronavac ainda não foi reconhecida pelo país.

Já para os turistas, o Brasil ficará de fora neste primeiro momento. Serão permitidas apenas pessoas de Austrália, Tailândia, Cingapura e Estados Unidos, que serão submetidas às mesmas regras dos viajantes a negócios e estudantes.

Obrigatoriamente a viagem deverá ser feita em minigrupos e através de uma agência de viagem reconhecida pelo governo japonês. Os roteiros serão predeterminados antes mesmo do embarque, e um guia acompanhará o grupo durante todo o tempo.

“Será um período de testes. Se o governo entender que esses visitantes não provocaram um aumento da disseminação da doença, então temos a esperança de que turistas de outros países possam voltar a viajar ao Japão logo”, afirma Mami Fumioka, vice-presidente da Quickly Travel, agência de viagens brasileira com forte atuação no país asiático. “Algumas pessoas por lá dizem que isso pode acontecer ainda em junho ou julho.”

China

O continente asiático, em geral, foi o primeiro a fechar e está sendo o último a reabrir suas portas. A China continua tentando implementar a política de “Covid Zero”, com rigorosos lockdowns sempre que o número de casos aumenta significativamente, como aconteceu recentemente em Xangai. O país só admite viajantes internacionais a trabalho, e com muito controle, e não dá sinais de quando voltará a abrir suas fronteiras para turistas.

Entre as regiões administrativas especiais chinesas, duas posições antagônicas. Macau segue a linha de Pequim. Já Hong Kong permite, desde 1º de maio, a entrada de viajantes a lazer com a vacinação completa e teste PCR negativo para Covid-19 feito 48 horas antes do embarque. Todos devem cumprir quarentena de 14 dias num hotel designado pelo governo regional.

Sudeste da Ásia 

No Sudeste do continente, a retomada do turismo internacional vem acontecendo aos poucos. Em 2021, quando a Indonésia exigia visto de negócios (de difícil obtenção) e quarentena de dez dias a viajantes de outras nacionalidades, apenas 45 visitantes estrangeiros estiveram em Bali, seu principal cartão-postal. O país voltou a permitir o turismo internacional em fevereiro e, em abril, derrubou a necessidade de quarentena para vacinados.

A Tailândia começou sua reabertura em fases em novembro de 2021. Em maio, o país deixou de exigir teste PCR de visitantes completamente vacinados. No vizinho Vietnã, as fronteiras foram abertas novamente apenas em março, e todos devem apresentar teste negativo para entrar. Já no Laos, reaberto no último dia 9, apenas não vacinados devem apresentar o exame.

Nova Zelândia

Um dos países que melhor controlaram a pandemia na fase pré-vacina, inclusive com critérios rígidos de entrada de viajantes internacionais, a Nova Zelândia parece ter pressa para reabrir suas fronteiras. Sua primeira abertura, para 60 países com os quais há acordo de dispensa de visto (entre eles o Brasil), estava prevista para junho, mas foi antecipada para 1º de maio.

Na última semana, o governo anunciou que as demais nacionalidades serão bem-vindas a partir de 31 de julho, quando, segundo a programação original, isso deveria ocorrer apenas em 1º de outubro. A vacinação completa é requisito básico de entrada no país, assim como testes antes da viagem e depois do desembarque (um no dia da chegada, outro cinco dias depois).

Europa

Atualmente, brasileiros com imunização em dia contra a Covid-19 já podem visitar todos os países europeus. Às portas de sua temporada de verão, muitos países do continente passaram a flexibilizar suas restrições de entrada. Em maio, Grécia, Suíça e Áustria, por exemplo, deixaram de exigir comprovante de vacina e teste negativo de seus visitantes internacionais. A Itália, por sua vez, continua exigindo a vacinação, mas visitantes não precisam mais preencher o formulário sanitário do governo. As informações são do jornal O Globo.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Viagem e Turismo

Glamping é a tendência de viagem do momento
Latam retoma seu voo para Roma, partindo de São Paulo, no dia 9 de julho
https://www.osul.com.br/japao-anuncia-volta-de-turistas-e-nova-zelandia-ja-recebe-brasileiros/ Japão anuncia volta de turistas e Nova Zelândia já recebe brasileiros 2022-05-19
Deixe seu comentário
Pode te interessar