Domingo, 05 de maio de 2024

Porto Alegre
Porto Alegre, BR
22°
Mostly Cloudy

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Mundo Japão recorda 71 anos do bombardeio atômico de Hiroshima

Compartilhe esta notícia:

Japoneses rezam em frente a monumento pelas vítimas da bomba atômica em 1945, no Parque Memorial pela Paz, em Hiroshima (Foto: Kyodo/Reuters)

Os japoneses relembraram neste sábado (06) o primeiro bombardeio atômico da história, lançado há 71 anos contra Hiroshima, cidade do sul do arquipélago, visitada pela primeira vez neste ano por um presidente dos Estados Unidos. Em 6 de agosto de 1945, às 8h15min locais, um bombardeiro B-29 americano batizado “Enola Gay” lançava em cima dessa cidade a bomba atômica “Little Boy”.

Três dias depois, outra bom atômica, “Fat Man”, devastou Nagasaki, o que levou à rendição japonesa, em 15 de agosto, e ao final da Segunda Guerra Mundial. Com uma potência equivalente a cerca de 16 quilotoneladas de TNT, a bomba de Hiroshima causou uma deflagração que subiu a temperatura no solo a 4.000 graus. “Little Boy” provocou, naquele mesmo dia e nas semanas seguintes, 140 mil mortos.

Neste sábado, cerca de 50 mil japoneses, entre eles o primeiro-ministro Shinzo Abe e representantes de dezenas de países, fizeram um minuto de silêncio no momento exato da explosão da bomba sobre Hiroshima. Durante a cerimônia oficial, o prefeito da cidade bombardeada, Kazumi Matsui, recordou a visita do presidente americano, Barack Obama, em maio passado e seu histórico discurso.

Esta visita “é a prova de que o presidente Obama compartilha o profundo desejo de Hiroshima de não tolerar o ‘mal absoluto”, estimou Matsui, que apelou o mundo a adotar medidas para proibir a bomba atômica, “a forma máxima da desumanidade”.

Daquele momento, ficou a forte imagem de Barack Obama apertando a mão de um sobrevivente e dando um abraço em outro. Na ocasião, Obama, que foi “para render homenagem aos mortos”, defendeu um “mundo sem armas nucleares”. (AG) 

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Mundo

Uma fraude contra o INSS tinha criança “inventada”
Um fundo de investimento com o patrimônio de 235 milhões está sendo investigado pela Polícia Federal
https://www.osul.com.br/japao-recorda-neste-sabado-o-bombardeio-atomico-de-hiroshima/ Japão recorda 71 anos do bombardeio atômico de Hiroshima 2016-08-06
Deixe seu comentário
Pode te interessar