Quarta-feira, 27 de maio de 2026
Por Redação O Sul | 23 de maio de 2022
Ex-governador de São Paulo enfrentou, nos últimos meses, resistência interna no PSDB e de partidos aliados da terceira via
Foto: Reprodução/Redes sociaisEm pronunciamento no início da tarde desta segunda-feira (23), o ex-governador de São Paulo João Doria (PSDB) anunciou a desistência de sua pré-candidatura pelo PSDB à Presidência da República nas eleições deste ano. Ele enfrentava resistências internas no partido e de legendas aliadas na terceira via.
“Para as eleições deste ano, me retiro da disputa com o coração ferido, mas com a alma leve”, disse Doria. A decisão do tucano foi anunciada um dia antes de a executiva do PSDB se reunir para definir como o partido se posicionará na disputa presidencial de outubro.
Em encontro nesta segunda-feira, a cúpula tucana reforçou o pedido para Doria retirar a candidatura para consolidar o nome da senadora Simone Tebet (MDB) como candidata da terceira via. Bruno Araújo, presidente do PSDB, estava presente na reunião e no pronunciamento do ex-governador.
Em sua fala, Doria afirmou que o Brasil “precisa de uma alternativa para oferecer aos eleitores que não querem os extremos”. “Hoje, neste 23 de maio, serenamente, entendo que não sou a escolha da cúpula do PSDB. Aceito esta realidade de cabeça erguida”, afirmou o ex-governador.
Em novembro do ano passado, Doria foi escolhido como pré-candidato do PSDB à Presidência da República ao derrotar, em eleição interna, o ex-governador do Rio Grande do Sul Eduardo Leite e o ex-prefeito de Manaus Arthur Virgílio Neto.
Na ocasião, após um processo tumultuado, o ex-governador de São Paulo recebeu 53,99% dos votos, enquanto Leite obteve 44,66% e Virgílio, 1,35%. Desde então, Doria tentava se manter como candidato, apesar dos rachas internos no partido. No dia 15 de maio, ele chegou enviar uma carta ao presidente do PSDB em que subia o tom ao reafirmar que não desistiria da candidatura e que poderia judicializar a situação, caso fosse abandonado pela sigla.
Terceira via
Apesar de ter realizado as prévias, o PSDB manteve contato com outras legendas, como o MDB e o Cidadania, a fim de construir uma candidatura única de centro ao Palácio do Planalto, que tem sido chamada de terceira via. Seria uma alternativa aos nomes do presidente Jair Bolsonaro (PL) e do ex-presidente Lula (PT).
Bruno Araújo tem dito que as articulações com outras siglas de centro contaram com a “anuência” de João Doria. As conversas em torno de uma candidatura única da terceira via, entretanto, não têm avançado.
Recentemente, o União Brasil, presidido pelo deputado Luciano Bivar (PE), que estava participando das negociações, anunciou o desembarque do partido do grupo. Segundo Bivar, o União Brasil terá candidatura própria no pleito de outubro.
O impasse dentro do PSDB e a indicação, por meio de pesquisas eleitorais, de uma disputa polarizada entre Lula e Bolsonaro levaram o ex-ministro das Relações Exteriores e ex-senador Aloysio Nunes a anunciar apoio ao petista na disputa.
Verificação de Email - você receberá um email de confirmação após enviar o seu primeiro comentário, mas ele só será publicado depois que você clicar no link de verificação enviado para a sua conta de e-mail para confirma-lo. Os próximos comentários serão publicados automaticamente por 30 dias!
Preocupados em coalizar com outros partidos para um terceiro candidato a fim de derrubarem a atual presidência república e continuarem nas mesmices quando, na verdade, deveriam se preocupar em mudar a atual política e políticos para melhor.
Só mudarão as moscas a m… será a mesma.
O Lula não tem frieira porque ele “é” a própria frieira!
Foi um dos sem escrúpulo que mais atacou LULA. É um ser insignificante. Jamais chegará à altura das frieiras do Lula, se ele tiver frieiras é claro.
Valmir, tu é um dos poucos que defende o calcinha apertada. Tu é fiel pra caramba. Mas o Mito vai ser Presidente de novo e o teu bandido favorito nem síndico de prédio!
Uma pena , esse cara salvou milhões de vidas em SP , pode ser criticado, mas se tem alguém que se preocupou e salvou vidas , foi o Dória o restante ajudou a matar , como o presidente mitooooo ( o genocida mais conhecido como Noivinha do Aristides e agora do Silveira\))
Demagogo
Farsante
171
Comprou mascaras em loja de bebidas….
O Sarney o demitiu por desvios …
Pesquisem seus defensores de bandidos..
BOLSO dória…legitimo oportunista marginal de quinta categoria…e teve gente que elegeu ele e o aécio….hahahahahahahque turminha da pesada chê….
Não é que o calça apertada se viu numa saia justa…
kkkkkkk
Hahahaha….a calça estava muito apertada…