Quarta-feira, 08 de julho de 2026

Porto Alegre

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Copa do Mundo 2026 Jogadores da Bélgica dizem que o caso do jogador Balogun os motivou para vencer os Estados Unidos

Compartilhe esta notícia:

Bélgica aplicou goleada por 4 a 1 sobre os EUA. (Foto: Reprodução)

Após a goleada por 4 a 1 sobre os EUA na segunda-feira, os jogadores da Bélgica admitiram que o caso Balogun serviu de motivação para o duelo nas oitavas de final da Copa do Mundo de 2026. O meia Tielemans, um dos destaques da equipe, disse que a seleção belga decidiu “responder em campo” à decisão da Fifa de liberar o atacante americano, que deveria ter cumprido suspensão por ter sido expulso na partida anterior, contra a Bósnia.

“Não vou esconder: tivemos uma reunião quando recebemos a notícia (da liberação de Balogun), e dissemos que teríamos que responder em campo”, afirmou Tielemans, em declarações reproduzidas pela agência de notícias AFP. — Tínhamos realmente muita raiva e muita vontade de começar bem a partida, algo que estava faltando a nós no início do torneio.

Outro que falou com jornalistas após a partida, o volante Raskin criticou “coisas extracampo” que aconteceram antes da partida contra os EUA.

“Havia um sentimento de injustiça no grupo e tínhamos muita vontade de responder em campo”, declarou.

Fotografado consolando Balogun após a partida, o técnico Rudi Garcia, da seleção belga, preferiu atribuir a vitória ao “plano de jogo” implementado por sua equipe contra os EUA. Na véspera da partida, Garcia havia ironizado a decisão da Fifa de liberar o atacante americano.

Já após a vitória da Bélgica nesta segunda-feira, o treinador disse que a situação envolvendo Balogun “não influenciou” o resultado, segundo a agência AFP.

“Havia 11 jogadores dos EUA do outro lado, e tanto faz quem estava em campo”, afirmou o treinador.

Ao jornal The New York Times, o treinador da Bélgica explicou o momento após a partida dizendo que a iniciativa do contato partiu de Balogun.

“Ele veio falar comigo, e eu gostei disso. Não é culpa dele, ele não merece ser culpado por nada. Eu disse isso a ele”, declarou Garcia.

Entenda o caso

Balogun havia recebido cartão vermelho na partida entre EUA e Bósnia, em decisão do árbitro brasileiro Raphael Claus após ser chamado pelo VAR para revisar um pisão do atacante americano em um adversário.

O caso mobilizou dirigentes da federação dos EUA e até o presidente americano Donald Trump, que pressionaram a Fifa a reverter a suspensão automática que Balogun deveria cumprir contra a Bélgica. A decisão foi criticada pela federação belga.

Na segunda-feira, Trump admitiu ter pedido a Infantino uma “revisão” da expulsão de Balogun contra a Bósnia por discordar da marcação do árbitro brasileiro:

“Eu vi o lance. Sou uma pessoa que adora esportes, fui um bom atleta e entendo muito de esporte. Aquilo não foi falta. Nem sequer foi uma infração. Eram dois jogadores correndo em alta velocidade que simplesmente se chocaram. E aquele árbitro… é um pouco suspeito. Não gosto de criar polêmica, mas foi muito suspeito. Ele tomou uma decisão em que ninguém conseguiu acreditar. Até as pessoas do outro lado diziam: ‘Tivemos sorte’. Foi algo muito interessante”, afirmou o presidente dos EUA.

Também na segunda, o presidente da Fifa, Gianni Infantino, admitiu ter falado ao telefone com Trump sobre o assunto, mas afirmou que não interfere em decisões disciplinares e que os órgãos judiciais da entidade “são independentes”.

“Os órgãos judiciais da Fifa atuam de forma autônoma, aplicam o Código Disciplinar da Fifa e decidem os casos com base nos regulamentos aplicáveis e nos fatos específicos apresentados. Sua independência é essencial para a credibilidade e a integridade do futebol, e isso deve ser sempre respeitado”, afirmou Infantino.

Logo após a expulsão de Balogun, começou a circular entre a comunidade de futebol dos Estados Unidos a informação de que Claus teria sido investigado num esquema de manipulação de resultados no Brasil. A informação, que não procede, também foi publicada pela imprensa tradicional americana. As informações são do jornal O Globo.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Copa do Mundo 2026

Deixe seu comentário

Verificação de Email - você receberá um email de confirmação após enviar o seu primeiro comentário, mas ele só será publicado depois que você clicar no link de verificação enviado para a sua conta de e-mail para confirma-lo. Os próximos comentários serão publicados automaticamente por 30 dias!

0 Comentários
mais recentes
mais antigos Mais votado
Leitura labial revela o que Neymar, Endrick e Vini Jr. disseram do jogo de estreia à eliminação na Copa
Seleção Brasileira, enfim, começa era pós-Neymar, seu rosto por 16 anos
Pode te interessar
0
Adoraria saber sua opinião, comente.x