Sábado, 20 de junho de 2026

Porto Alegre

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Política Jornais no exterior destacam apelos de Bolsonaro a Trump

Compartilhe esta notícia:

O Guardian diz que Bolsonaro busca formas de voltar a poder concorrer nas eleições do ano que vem.

Foto: Reprodução
O Guardian diz que Bolsonaro busca formas de voltar a poder concorrer nas eleições do ano que vem. (Foto: Reprodução)

A imprensa internacional repercutiu a decisão da Justiça brasileira na quarta-feira (26) de tornar Jair Bolsonaro e outros sete ex-integrantes de seu governo réus, acusados de tentativa de golpe de Estado.

O jornal americano “The New York Times” disse que a decisão dos juízes do Supremo Tribunal Federal marca um “esforço significativo para responsabilizar Bolsonaro pelas acusações de que ele tentou de fato desmantelar a democracia do Brasil ao orquestrar um plano amplo para dar um golpe”.

Segundo o New York Times, a investigação das autoridades revelou o quão perto o Brasil chegou de retornar a uma ditadura militar após quase quatro décadas como uma democracia moderna”.

O jornal também destaca os esforços de Bolsonaro e seus aliados de buscar apoio do presidente americano, Donald Trump.
“Bolsonaro também parece estar apostando no apoio de Trump. Na semana passada, um dos filhos de Bolsonaro disse que planeja buscar asilo político nos EUA e pressionar o governo Trump para pressionar as autoridades brasileiras a interromper o que ele chama de perseguição injusta ao seu pai.”

O jornal americano de finanças “Wall Street Journal” disse que o julgamento de Bolsonaro “deve aprofundar as tensões políticas em um país que está dividido antes da eleição presidencial de outubro de 2026, dizem cientistas políticos, especialmente se o ex-presidente for condenado e preso”.

Assim como o New York Times, o Wall Street Journal também noticiou a tentativa de aproximação de bolsonaristas com os EUA, afirmando que Eduardo Bolsonaro “disse no início deste mês que buscaria asilo político nos EUA, onde espera construir apoio político para seu pai”.

O jornal britânico “The Guardian”, disse que os ataques de 8 de janeiro – que fizeram parte do julgamento que tornou Bolsonaro réu – “foram supostamente incitados como parte de uma tentativa desesperada de devolver Bolsonaro à presidência, contra a vontade pública, criando tumulto que justificaria uma intervenção militar”.

O Guardian diz que Bolsonaro busca formas de voltar a poder concorrer nas eleições do ano que vem.

“A melhor chance de Bolsonaro de uma ‘ressurreição política’ está em ajudar a eleger um aliado de direita na eleição presidencial do ano que vem que concordasse em perdoá-lo após assumir o poder. Seu filho congressista, Eduardo Bolsonaro, e sua esposa, Michelle Bolsonaro, seriam possíveis candidatos.”

O também britânico “Financial Times” destacou que o julgamento de Bolsonaro poderia começar nas próximas semanas e que especialistas jurídicos acreditam que um veredito é provável antes do final do ano.

“Em uma entrevista recente ao Financial Times, Bolsonaro pediu ajuda do exterior para resgatar o país sul-americano do que ele alega ser um deslize para uma ditadura, em uma aparente mensagem ao presidente dos EUA, Donald Trump”, disse o Financial Times.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Política

Deixe seu comentário

Verificação de Email - você receberá um email de confirmação após enviar o seu primeiro comentário, mas ele só será publicado depois que você clicar no link de verificação enviado para a sua conta de e-mail para confirma-lo. Os próximos comentários serão publicados automaticamente por 30 dias!

5 Comentários
mais recentes
mais antigos Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Did Dlc
27 de março de 2025 14:29

O teu escapou, saiu da prisão, foi descondenado.

Vanderlei Ochoa
27 de março de 2025 14:12

O marginal não vai escapar. É réu confesso.

Denise Goulart de Munhós
27 de março de 2025 17:08

Suposições falaciosas que Eduardo Bolsonaro ou Michelle Bolsonaro serão candidatos ao Planalto em 2026.

Denise Goulart de Munhós
27 de março de 2025 17:11

Com certeza a Direita precisa construir uma candidatura ao pleito presidencial de 2026 e que não tenha ligação com a família Bolsonaro, porém, com o atual sistema político vigente, é certo que o sistema reconduzirá Lullenine ao Planalto.

Vanderlei Stefani
27 de março de 2025 18:38

Jornais como El País, The New York Times e The Guardian destacam que o ex-mandatário pode ser condenado a mais de 40 anos de prisão

Prévia da inflação de março fica em 0,64%; alimentos continuam subindo
Polícia Civil desarticula quadrilha de drogas sintéticas na Região Metropolitana de Porto Alegre
Pode te interessar
5
0
Adoraria saber sua opinião, comente.x