Sábado, 15 de novembro de 2025

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Notícias Jornalista busca financiamento coletivo para um livro com personagens, lugares e histórias de Porto Alegre

Compartilhe esta notícia:

Publicação tem título inspirado em uma das ruas mais boêmias da capital gaúcha. (Foto: Marcello Campos/O Sul)

Especialista em pautas sobre o presente e o passado cultural de Porto Alegre, o jornalista Paulo César Teixeira abriu um processo de financiamento coletivo por meio do sistema de “crowfunding” (popularmente conhecido como “vaquinha eletrônica”), para bancar a publicação de um livro com reportagens publicadas em seu site www.ruadamargem.com. Os valores vão de R$ 10 a R$ 70.

“Uma história que não é contada vai se perder para sempre”, ressalta “Foguinho”, apelido pelo qual também é conhecido. A versão impressa, a cargo da editora Libretos, tem como foco os melhores textos da revista digital, que tem dedicado amplo espaço a fatos, lugares e personagens de uma capital gaúcha plural e que, dia e noite, tem muito a contar.

A campanha é realizada por meio da plataforma www.catarse.me/livro_ruadamargem e prevê diferentes modalidades de apoio e “recompensa”, de acordo com o valor depositado. Na modalidade mais acessível, o apoiador receberá um exemplar do livro. Já quem depositar valores maiores terá direito a brindes como chaveiros temáticos e jantar em restaurante do bairro Cidade Baixa.

“As matérias destacam aspectos que encantam e ajudam a transformar a cidade em um lugar mais saudável e prazeroso de se viver”, ressalta Teixeira. “Além disso, a obra vai trazer reportagens inéditas, especialmente produzidas para o livro e que recontam a história de um das áreas mais boêmias de Porto Alegre, guiadas pelos olhos de antigos moradores do bairro.”

O lançamento está marcado para o dia 8 de novembro, com duas sessões de autógrafos: às 17h na Feira do Livro de Porto Alegre e às 19h30min no Bar Guernica (Travessa dos Venezianos, na Cidade Baixa), com o show especial “Elisa Meneghetti Canta Nei Lisboa”.

Nome sugestivo

A escolha do título “Rua da Margem” é inspirada na antiga denominação da atual rua João Alfredo, uma das mais simbólicas e movimentadas da noite na capital gaúcha. “Muito antes de abrigar tribos urbanas no cenário colorido de ruas e bares da Cidade Baixa, a Rua da Margem acompanhava o traçado sinuoso do Dilúvio, um arroio de curvas acentuadas que desaguava no Guaíba logo adiante da Ponte de Pedra”, explica o site.

“Historicamente, o caminho que margeava o riacho acolheu gente socialmente excluída, notadamente escravos e seus descendentes, que nela inscreveram hábitos e rituais”, prossegue. “Isso inclui o gosto pelas festas de rua, a cantoria dos botequins, as cadeiras nas calçadas e outros modelos de uma convivência próxima e fraterna, independente de idade, sexo ou cor.”

Publicações anteriores

Paulo César Teixeira é autor dos não menos fundamentais “Esquina Maldita” (2012), “Nega Lu – Uma Dama de Barba Malfeita” (2015) e “Darcy Alves – Vida nas Cordas do Violão” (2010), todos com o selo da Libretos, editora que também se debruça sobre esse tipo de resgate histórico.

Como jornalista, “Foguinho’ tem textos publicados nas revistas “Istoé”, “Veja”, “Época” e “Carta Capital”, além dos jornais “Folha de S.Paulo”, “O Estado de S. Paulo”, “Zero Hora” e “Jornal do Comércio”. Pela hoje extinta revista porto-alegrense “Aplauso”, recebeu os prêmios de 2005 e 2008 da ARI (Associação Riograndense de Imprensa), na categoria “Reportagem Cultural”.

(Marcello Campos)

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Notícias

O Hospital Moinhos de Vento, em Porto Alegre, utilizou pela primeira vez um equipamento robótico em uma cirurgia para retirada de tumor no ovário
Operação integrada fecha casa geriátrica clandestina na Zona Sul de Porto Alegre após duas mortes no local
https://www.osul.com.br/jornalista-busca-financiamento-coletivo-para-um-livro-com-personagens-lugares-e-historias-de-porto-alegre/ Jornalista busca financiamento coletivo para um livro com personagens, lugares e histórias de Porto Alegre 2019-10-09
Deixe seu comentário
Pode te interessar