Terça-feira, 14 de outubro de 2025

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Brasil Jornalista Mino Carta, fundador da revista Carta Capital, morre aos 91 anos

Compartilhe esta notícia:

Mino Carta era amigo do presidente Lula, que lamentou a morte do jornalista

Foto: Divulgação/Carta Capital
Mino Carta era amigo do presidente Lula, que lamentou a morte do jornalista. (Foto: Divulgação)

Fundador e diretor de redação da revista Carta Capital, o jornalista Demetrio Carta, conhecido como Mino Carta, morreu nesta terça-feira (2), aos 91 anos, em São Paulo. Segundo a publicação, ele “lutava contra problemas de saúde, em idas-e-vindas ao hospital”.

Carta estava internado na UTI (Unidade de Terapia Intensiva) do Hospital Sírio-Libanês. Nascido em Gênova, na Itália, o jornalista criou e dirigiu, além da Carta Capital (1994), algumas das revistas mais influentes do Brasil, como Quatro Rodas, lançada em 1960, Veja (1968) e Isto É (1976).

Ao criar a revista Isto É, o jornalista estreitou as relações com o então metalúrgico Luiz Inácio Lula da Silva, ao publicar a primeira grande entrevista com o líder sindical, em 1978. Na época, Lula presidia o Sindicato dos Metalúrgicos de São Bernardo do Campo, no ABC Paulista.

Desde então, Mino Carta e Lula nutriram uma relação de amizade. Por meio de nota, Lula se disse muito triste com a morte do amigo e relembrou a relação de mais de 50 anos entre os dois. O presidente brasileiro afirmou que “Mino foi e sempre será uma referência para o jornalismo brasileiro por sua coragem, espírito crítico e compromisso com um país justo e igualitário para todos os brasileiros e brasileiras”.

“Recebi com muita tristeza a notícia da morte do meu amigo Mino Carta, ocorrida na madrugada deste 2 de setembro. Ele fez história no jornalismo brasileiro: criou e dirigiu algumas de nossas principais revistas (Veja, Isto é, Quatro Rodas, Carta Capital, Jornal da Tarde, Jornal da República) e formou gerações de profissionais e, sobretudo, mostrou que a imprensa livre e a democracia andam de mãos dadas. Em meio ao autoritarismo do regime militar, as publicações que dirigia denunciavam o abuso dos poderosos e traziam a voz daqueles que clamavam pela liberdade”, afirmou o presidente.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Brasil

Ministro Alexandre de Moraes diz que “tentativas de obstrução não afetarão a imparcialidade” do Supremo
“Panorama espantoso e tenebroso”, diz procurador-geral da República sobre plano de golpe atribuído a Bolsonaro
https://www.osul.com.br/jornalista-mino-carta-fundador-da-revista-carta-capital-morre-aos-91-anos/ Jornalista Mino Carta, fundador da revista Carta Capital, morre aos 91 anos 2025-09-02
Deixe seu comentário
Pode te interessar