Sábado, 14 de junho de 2025

Porto Alegre
Porto Alegre, BR
13°
Fair

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Cinema Jornalista que inspirou “Os Gritos do Silêncio” morre aos 82 anos

Compartilhe esta notícia:

Jornalista Sydney Schanberg (esq.) abraça seu assistente e intérprete Dith Pran, em foto de 1979. (Foto: Reprodução)

O jornalista Sydney H. Schanberg, ex-correspondente do “New York Times” e vencedor do Prêmio Pulitzer, morreu neste sábado (9), aos 82 anos, nos EUA.

O trabalho mais conhecido de Schanberg foi a cobertura da ascensão do Khmer Vermelho e do genocídio no Camboja, em 1975.

O Khmer Vermelho governou o Camboja, com o objetivo de instaurar um regime socialista rural de orientação maoísta, até 1979, quando foi derrotado pelo Exército vietnamita.

Schanberg e seu assistente e fotógrafo, Dith Pran, foram capturados quando a guerrilha comunista tomou a capital Phnom Penh após cinco anos de guerra civil.

Eles haviam ignorado as instruções do jornal para deixar o país, do qual a maioria dos jornalistas e diplomatas ocidentais já havia fugido.

O jornalista conseguiu abrigo na embaixada francesa e, duas semanas depois, foi levado à Tailândia. Pran, contudo, acabou nas mãos do novo regime e foi torturado.

A cobertura da violenta guerra no país africano lhe rendeu o Pulitzer, em 1976.

Em 1980, Schanberg detalhou em um artigo os quatro anos de sofrimento de Pran, incluindo tortura e fome, até conseguir deixar o Camboja rumo aos Estados Unidos.

O texto acabou virando o livro “The Death and Life of Dith Pran” (A Morte e Vida de Dith Pran, em tradução livre).

O relato serviu de inspiração para o filme britânico “Os Gritos do Silêncio”, de 1984, que ganhou três estatuetas do Oscar, entre outros prêmios.

Sam Waterson (esq.) e Dr. Haing Ngor interpretam Schanberg e Pran em "Os Gritos do Silêncio". (Foto: Reprodução)

Sam Waterson (esq.) e Dr. Haing Ngor interpretam Schanberg e Pran em “Os Gritos do Silêncio”. (Foto: Reprodução)

Carreira

Schanberg começou a trabalhar para o “Times” em 1959, como auxiliar, e permaneceu no veículo por 26 anos.

Mais tarde, ele escreveu uma coluna para outro jornal americano, o “Newsday”.

Segundo o “NYT”, Schanberg morreu em Poughkeepsie, Nova York.

A causa não foi anunciada, mas Charles Kaiser, amigo de Schanberg e ex-repórter do “Times” afirmou que ele sofreu um ataque cardíaco na última terça-feira (5).

O cambojano Dith Pran morreu em 2008, em Nova Jersey, devido a um câncer de pâncreas. (Folhapress)

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Cinema

​Papo de Cinema promove 23° edição do Prêmio Guarani de Cinema Brasileiro
Agenda
https://www.osul.com.br/jornalista-que-inspirou-os-gritos-do-silencio-morre-aos-82-anos/ Jornalista que inspirou “Os Gritos do Silêncio” morre aos 82 anos 2016-07-09
Deixe seu comentário
Pode te interessar