Sexta-feira, 10 de outubro de 2025
Por Redação O Sul | 19 de maio de 2016
Após receberem seus diplomas das mãos do prefeito de Porto Alegre, José Fortunati, em março, os 73 formados do Unipoa, programa criado em 2010 pelo Gabinete de Inovação e Tecnologia (Inovapoa) e realizado pela Secretaria Municipal de Educação (Smed), tiveram nesta semana a chance de aperfeiçoar sua busca por uma oportunidade no mercado de trabalho.
Um dos “padrinhos” da turma, a Assespro-RS (Assoc. Brasileira das Empresas de TI do RS) ofereceu aos novos profissionais, nessa quarta-feira, um curso de capacitação. O evento contou com uma oficina de elaboração de currículos, dinâmica de entrevistas, auxílio para criação de perfil no LinkedIn – com produção de fotografia profissional para a página – e treinamento sobre postura em redes sociais. Os currículos de todos os graduados serão encaminhados pela Assespro-RS às suas mais de 250 associadas.
As instrutoras foram a advogada Letícia Batistela, presidente da Assespro-RS; a professora da escola de Gestão e Negócios da Unisinos e coach Soraia Schutel; e a psicóloga e coach Bibiana Dreifus. As fotos ficaram a cargo da fotógrafa Cristine Pedroso.
73 formados do Unipoa fizeram o curso. (Foto: Divulgação)
Neste ano, o projeto teve cerca de 4,8 mil estudantes disputando uma vaga. “É gratificante para nossa entidade – e especialmente para mim – participar de iniciativas que contribuem para o desenvolvimento não só de futuros profissionais, mas também de pessoas mais incluídas em nossa sociedade”, afirma Letícia.
O Unipoa já possibilitou a graduação de 167 alunos. Pelo programa, as instituições de ensino participantes podem oferecer 4% das suas matrículas como bolsas de estudo para estudantes carentes por abatimento em impostos municipais.