Sábado, 27 de junho de 2026

Porto Alegre

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Rio Grande do Sul Jovens gaúchos de 15 a 19 anos têm até esta terça para se vacinar contra o HPV

Compartilhe esta notícia:

Em dose única, imunizante protege contra vírus causador de diferentes tipos de câncer.

Foto: Arquivo/Ministério da Saúde
Em dose única, imunizante protege contra vírus causador de diferentes tipos de câncer. (Foto: Arquivo/Ministério da Saúde)

A Secretaria Estadual da Saúde (SES) do Rio Grande do Sul alerta que falta apenas alguns dias para o encerramento da estratégia extraordinária de vacinação contra o papilomavírus humano (HPV), voltada a adolescentes e jovens de 15 a 19 anos que não receberam o imunizante anteriormente. Com esquema de aplicação mediante dose única, o fármaco continua disponível nos postos até esta terça, dia 30 de junho.

O Ministério da Saúde lançou a campanha no ano passado, com o objetivo de ampliar a proteção do público nessa faixa etária contra o vírus e os cânceres decorrentes. A orientação é de que todos os brasileiros, tanto do sexo feminino quando do masculino, realizem o procedimento.

A vacina é considerada a principal forma de prevenção contra o câncer de colo do útero, além de proteger contra outras modalidade (pênis, ânus, boca e orofaringe). O HPV é a infecção sexualmente transmissível mais comum no mundo e pode ser associada a praticamente todos os casos de câncer de colo do útero. O imunizante disponível na rede pública é seguro, eficaz e quadrivalente, protegendo contra os principais tipos do vírus – identificados pelos números 6, 11, 16 e 18.

No calendário nacional de rotina, o fármaco é ofertado regularmente a meninas e meninos com idade dos 9 aos 14 anos. “É importante que nos casos em que não se possa confirmar o histórico vacinal, o indivíduo seja considerado como não iminizado e, portanto, receba a dose”, esclarece a SES.

Oferecida de forma gratuita pelo Sistema Único de Saúde (SUS) em todo o País, a vacina quadrivalente protege contra os tipos 6, 11, 16 e 18 do HPV. Os dois primeiros são considerados de baixo risco e estão associados ao surgimento de verrugas genitais, ao passo que os demais envolvem um alto risco de evolução para câncer, sendo responsáveis por cerca de 70% dos casos relacionados à doença.

Cobertura vacinal

A meta de cobertura para a vacinação contra o papilomavírus humano entre as crianças e os adolescentes de 9 a 14 anos no Brasil está definida atualmente em 90%. Dados recentes indicam avanço na imunização, especialmente entre o público feminino.

Em 2024, os índices foram de 87,1% no público feminino e 71,1% no masculino. Já no ano passado, essa abrangência subiu, respectivamente, para 91% entre meninas e quase 80% entre meninos.

Apesar da melhora, a Secretaria Estadual da Saúde reforça a importância de ampliar a vacinação entre os meninos e de aproveitar a estratégia extraordinária para alcançar adolescentes mais velhos que ainda não se imunizaram. Mais informações podem ser encontradas no portal saude.rs.gov.br.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Rio Grande do Sul

Deixe seu comentário

Verificação de Email - você receberá um email de confirmação após enviar o seu primeiro comentário, mas ele só será publicado depois que você clicar no link de verificação enviado para a sua conta de e-mail para confirma-lo. Os próximos comentários serão publicados automaticamente por 30 dias!

0 Comentários
mais recentes
mais antigos Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Cabo Verde conquista classificação histórica na Copa ao empatar com a Arábia Saudita
Entenda como evoluiu o conflito entre Michelle e Flávio Bolsonaro
Pode te interessar
0
Adoraria saber sua opinião, comente.x