Quinta-feira, 30 de outubro de 2025

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Colunistas Jovens retornam ao Rio Grande do Sul após missão internacional na Espanha sobre reconstrução social e climática

Compartilhe esta notícia:

Cinco estudantes do programa Partiu Futuro Reconstrução ficaram oito dias no país, com agendas em Barcelona e Valência

Foto: Divulgação Demà

Esta coluna reflete a opinião de quem a assina e não do Jornal O Sul. O Jornal O Sul adota os princípios editoriais de pluralismo, apartidarismo, jornalismo crítico e independência.

Os cinco jovens do programa Partiu Futuro Reconstrução desembarcaram em Porto Alegre, na quarta-feira (29), concluindo a missão internacional de oito dias na Espanha, onde participaram de diversas atividades sobre reconstrução social e climática. Na bagagem, mais do que lembranças das suas primeiras viagens para fora do Brasil; também uma série de aprendizados que irão além das suas comunidades.

O intercâmbio consolidou o aprendizado adquirido em sala de aula e nas atividades práticas do Partiu Futuro, programa do governo do Rio Grande do Sul que oferece formação profissional e inserção no mercado de trabalho por meio da entidade qualificadora Demà.

A iniciativa beneficia 750 estudantes de 14 a 22 anos em situação de vulnerabilidade social, em Porto Alegre e Canoas, especialmente os afetados pela enchente de 2024. Para a viagem, foram selecionados cinco jovens, sendo três da capital gaúcha e dois de Canoas, com base no desempenho escolar e engajamento no programa.

Os alunos, de 15 a 19 anos, participaram de uma intensa programação nas cidades de Barcelona e Valência – esta última também atingida por uma tragédia climática, a DANA, em outubro de 2024. “Depois dessa vivência na Espanha, percebi que o mundo pode ser mais solidário e unido. Voltei com uma mala cheia de aprendizados e o coração cheio de esperança”, afirmou Lukas Scheibler Kalkmann, de 15 anos, de Porto Alegre.

O mesmo sentimento é compartilhado por Evelin Staczak de Oliveira, de 18 anos, também da capital: “Fiquei muito impactada ao ver como os jovens espanhóis preservam o senso de comunidade, mesmo após enfrentarem tanta destruição com a DANA”.

Agendas em Barcelona

A primeira etapa da viagem ocorreu em Barcelona, entre os dias 20 e 23 de outubro. A comitiva participou de workshops sobre juventude, clima e cooperação, além de encontros com lideranças locais e visitas a projetos de reconstrução da cidade.

Um dos destaques foi o Distrito 22@, reconhecido internacionalmente por seu modelo sustentável e pelo estímulo à economia criativa. A visita foi conduzida por Josep Piqué, especialista global em ecossistemas urbanos e idealizador do projeto que transformou a região em referência mundial.

Piqué mantém relação próxima com o Rio Grande do Sul, atuando como consultor de iniciativas na capital gaúcha, especialmente no Pacto Alegre, programa que conecta governo, empresas, universidades e sociedade civil em torno de planejamento urbano e qualidade de vida.

“Poder contar o que enfrentei durante a enchente e ouvir os jovens espanhóis sobre como superaram os impactos da DANA foi uma experiência transformadora. Saio dessa troca com mais força e a certeza de que a juventude tem um papel essencial na reconstrução e no cuidado com o planeta”, salientou Monica Letícia da Rosa Schmidt, de 19 anos, de Canoas.

A experiência de Valência

A missão teve continuidade em Valência, que passou por situação semelhante à do Rio Grande do Sul com a DANA. O fenômeno, conhecido como Depressão Isolada em Níveis Altos, provocou chuvas intensas em 78 cidades espanholas, destruindo casas, empresas, veículos e outras estruturas, além de causar a morte de 236 pessoas.

Na cidade, os jovens percorreram áreas afetadas pela catástrofe, conhecendo também o trabalho de instituições como a Fundació Horta Sud, que engajou mais de mil jovens em ações para auxiliar as vítimas da DANA. Entre as iniciativas apresentadas, estava um laboratório de recuperação de fotografias familiares danificadas pelas enchentes.

No auge da tragédia, o espaço chegou a ter mais de um milhão de imagens. Os estudantes gaúchos compartilharam suas próprias histórias com locais e assistiram uma homenagem às vítimas da enchente no Teatro Olympia, em Valência.

O grupo também visitou lugares como a Câmara de Comércio da cidade; o Bioparc, parque zoológico que abriga mais de 4 mil animais em dez hectares; a Cidade das Artes e das Ciências; e o aquário Oceanogràfic.

Para Nyara Victória Prudêncio Romero, de 17 anos, de Porto Alegre, o momento de compartilhar experiências foi marcante: “Foi muito importante poder contar o que vivenciei durante a enchente do ano passado na capital gaúcha e conhecer como os espanhóis superaram os danos causados pela DANA em suas cidades”.

Já Vitor Eduardo Moraes dos Santos, de 16 anos, de Canoas, destacou o aprendizado e a troca de valores: “Foi uma experiência transformadora — voltei com uma mala cheia de resiliência, empatia e sustentabilidade. Muita coisa mudou na minha vida depois de ouvir essas histórias, e quero repassar isso aos jovens gaúchos”.

Certificado Jovem Embaixador

No sábado (25), durante um jantar oficial, os estudantes receberam o Certificado de Jovem Embaixador, concedido pela Renapsi. O reconhecimento destaca a participação do grupo em uma jornada internacional de aprendizado com foco em resiliência, solidariedade, sustentabilidade e justiça climática. “O Rio Grande do Sul viveu algo sem precedentes – cidades inteiras submersas, mas também um povo que soube se reerguer. Vocês são fruto dessa força, dessa esperança que vem de lares amorosos e resilientes.

O intercâmbio foi uma oportunidade extraordinária que impacta não só a vida de vocês, mas de milhares de jovens ligados à nossa instituição. Que essa experiência siga inspirando, multiplicando sonhos e mostrando que, com trabalho, vontade e coragem, tudo é possível”, enfatizou o diretor da Demà, Vinicius Ribeiro.

Durante o período da missão internacional, o vice-governador do Rio Grande do Sul, Gabriel Souza, ressaltou a importância dessa experiência aos jovens gaúchos. “O Partiu Futuro é mais que uma porta de entrada no mercado de trabalho. É uma mostra de que é possível realizar sonhos. E ao verem o sucesso dessa experiência, outros poderão se inspirar. É muito bom finalizar essa edição de forma tão produtiva”, destacou.

Já o secretário de Desenvolvimento Social, Beto Fantinel, disse que a iniciativa integra as ações do governo Eduardo Leite voltadas à reconstrução social e à valorização da juventude gaúcha. “Ao encerrarmos a primeira edição do Partiu Futuro Reconstrução com um intercâmbio, celebramos não apenas o retorno desses participantes, mas o início de uma nova etapa, marcada por mais oportunidades, conhecimento e perspectivas reais de transformação”.

Sobre o Partiu Futuro Reconstrução

O Partiu Futuro Reconstrução é um programa do Governo do Rio Grande do Sul, por meio da Sedes (Secretaria de Desenvolvimento Social), e coordenado pelo Gabinete de Projetos Especiais vinculado ao Gabinete do Vice-Governador. A promoção do intercâmbio é uma ação da entidade qualificadora Demà.

A Demà conduz a capacitação de 750 estudantes em Porto Alegre e Canoas. Além das aulas teóricas, desenvolvem atividades práticas atuando como aprendizes, com carteira assinada, em órgãos públicos municipais e estaduais.

Destinado a jovens de 14 a 22 anos em situação de vulnerabilidade social, especialmente os afetados pelas enchentes de 2024, matriculados ou egressos da rede pública de ensino e inscritos no CadÚnico (Cadastro Único), o projeto oferece formação profissional e inserção no mercado de trabalho.

Esta coluna reflete a opinião de quem a assina e não do Jornal O Sul.
O Jornal O Sul adota os princípios editoriais de pluralismo, apartidarismo, jornalismo crítico e independência.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Colunistas

Lula ignora guerra civil por controle de territórios
Assembleia reconhece trajetória de 78 anos do Hospital Santo Antônio, de Tenente Portela
https://www.osul.com.br/jovens-retornam-ao-rio-grande-do-sul-apos-missao-internacional-na-espanha-sobre-reconstrucao-social-e-climatica/ Jovens retornam ao Rio Grande do Sul após missão internacional na Espanha sobre reconstrução social e climática 2025-10-30
Deixe seu comentário
Pode te interessar