Quarta-feira, 15 de outubro de 2025

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Brasil Juiz defende direito a aborto em casos de microcefalia com risco comprovado de morte

Compartilhe esta notícia:

Pernambuco, principal epicentro da doença no Brasil, registra aumento nas mortes de bebês com microcefalia associada ao zika vírus. (Foto: Reprodução)

As consequências da epidemia de microcefalia, que atinge pelo menos 20 Estados brasileiros, além do Distrito Federal, vão além do cotidiano de mães, hospitais e clínicas de saúde de família, e chegam também aos tribunais.

O juiz goiano Jesseir Coelho de Alcântara, que autorizou uma série de abortos legais em casos de anencefalia (mal que impede o desenvolvimento cerebral do feto) e outras doenças raras, disse que a interrupção da gravidez em casos de microcefalia com previsão médica de morte do bebê é “válida” e precisa ser avaliada “caso a caso”.

“Se houver pedido por alguma gestante nesse caso de gravidez com microcefalia e zika, com comprovação médica de que esse bebê não vai nascer com vida, aí sim a gente autoriza o aborto”, afirma ele, que já permitiu interrupção de gestações em casos de síndromes de Edwards e de Body-Stalk, anomalias que inviabilizariam a sobrevida do bebê fora do útero.

A afirmação foi feita no momento em que Pernambuco, principal epicentro da doença no Brasil, registra aumento nas mortes de bebês com microcefalia associada ao zika vírus.

Mesmo em casos comprovados de morte do bebê, a interrupção da gravidez está longe de ser unanimidade no País e gera intenso debate entre juristas, ativistas e sociedade civil.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Brasil

A Polícia Federal realizou uma operação para investigar fraudes no fundo de pensão dos funcionários dos Correios
Briga envolve manifestantes contra e a favor do deputado federal Jair Bolsonaro na Assembleia Legislativa
https://www.osul.com.br/juiz-defende-direito-a-aborto-em-casos-de-microcefalia-com-risco-comprovado-de-morte/ Juiz defende direito a aborto em casos de microcefalia com risco comprovado de morte 2016-01-26
Deixe seu comentário
Pode te interessar