Quinta-feira, 28 de março de 2024

Porto Alegre

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Agro Juntos Para Competir: a estufa de alta tecnologia na Expointer

Compartilhe esta notícia:

Entre as pautas do evento estão o debate dos efeitos do agrotóxico e a Lei N°15.222. (Foto: Lucas Uebel/O Sul)

O cultivo protegido permite ao produtor rural controlar alguns elementos do clima e, por isso, obter qualidade diferenciada nos produtos. Desta forma, é possível antecipar ou atrasar um cultivo em relação ao pico de safra, garantindo, nas duas situações, maior remuneração. Estes e outros benefícios desta forma de agricultura estão sendo destacados na Expointer 2015, por meio de uma estufa de alta tecnologia, iniciativa do Programa Juntos para Competir, ação desenvolvida por Farsul, Senar-RS e Sebrae/RS.

A estufa está apresentando aos produtores rurais que visitarem o local três situações de produção em cultivo protegido: sistema hidropônico sem solo (folhosas), sistema semi-hidropônico (morangos em substrato) e cultivo de tomates em vasos. “Todos contaram com automação dos processos de irrigação e fertirrigação, controlados por central computadorizada”, explica o gerente setorial de Agronegócios do Sebrae/RS, João Paulo Kessler.

Além disso, será comprovada a possibilidade de captar água da chuva em cisterna que será recolhida do teto da própria estufa e a possibilidade de se utilizar energia solar para o bombeamento. “Técnicos estarão presentes para passar informações aos visitantes e esclarecer dúvidas e custos envolvidos no sistema. As visitas guiadas terão duração de 30 minutos e ocorrerão três vezes ao dia (9h30 às 10h, 13h às 13h30 e das 15h30 às 16h) até o final da feira.

Kessler ressalta que as principais culturas produzidas em ambiente protegido no País são folhosas, morango, tomate, pimentão. Esta tecnologia é desenvolvida em projetos de horticultura geridos pelo Juntos para Competir no Estado. Tanto o cultivo hidropônico (sem solo) como o semi-hidropônico (em substrato) são viáveis e facilitados em ambiente protegido. “Esse tipo de cultivo elimina a ação fungos presentes no solo, que inviabilizam algumas culturas, ou fazem aumentar a carga de defensivos agrícolas na produção, fazendo com que tenhamos um produto mais saudável, sem contaminação por agentes químicos”, analisa.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Agro

Holandês demonstra evolução na pista da Expointer 2015
Sartori é vaiado durante discurso na abertura da Expointer
https://www.osul.com.br/juntos-para-competir-a-estufa-de-alta-tecnologia-na-expointer/ Juntos Para Competir: a estufa de alta tecnologia na Expointer 2015-09-04
Deixe seu comentário
Pode te interessar