Sexta-feira, 21 de novembro de 2025

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Economia Juro bancário de pessoa física é o maior desde 2011

Compartilhe esta notícia:

Chefe do Departamento Econômico do BC, Tulio Maciel. (Foto: ABr)

Os juros de empréstimos para pessoas físicas, excluindo o crédito imobiliário e rural, subiram 2,4 pontos percentuais em janeiro, para 66,1% ao ano, o maior patamar da série histórica, que começa em março de 2011, segundo informou o BC (Banco Central) nessa quarta-feira. Ao mesmo tempo, a inadimplência de pessoas físicas atingiu o nível mais alto em quase três anos.

Em dezembro do ano passado, os juros bancários nas operações com as pessoas físicas com recursos livres somaram 63,7% ao ano. Em 12 meses, o aumento desta taxa foi de 14,1 pontos percentuais, visto que a taxa média estava em 52% ao ano em janeiro de 2015.

“Taxas de juros cresceram em janeiro. A retração em dezembro da taxa de juros era muito mais por um efeito de composição, pois as pessoas saem do cheque especial, e a participação cai e a totalização também cai. Esse efeito se reverte em janeiro (…). A tendência é de aumento da taxa de juros [no futuro]. A taxa de juros responde a diversos aspectos. Não só à taxa básica, mas também à inadimplência”, avaliou o chefe do Departamento Econômico do BC, Tulio Maciel.

Segundo o BC, a taxa de inadimplência das pessoas físicas, nos empréstimos bancários com recursos livres (sem contar crédito rural e habitacional), que mede atrasos nos pagamentos acima de 90 dias, somou 6,2% em janeiro – o maior patamar desde junho de 2013, quando alcançou 6,3%. Já a taxa de inadimplência das operações dos bancos com as empresas, ainda no segmento com recursos livres, avançou para 4,7% em janeiro deste ano – o maior patamar da série histórica, que começa em março de 2011. (AG)

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Economia

Nas redes sociais, filho de Lula investigado na Operação Zelotes ataca desde Sérgio Moro até Eduardo Cunha
Engenheiro diz que fez obra em sítio usado por Lula a pedido da Odebrecht
https://www.osul.com.br/juro-bancario-de-pessoa-fisica-e-o-maior-desde-2011/ Juro bancário de pessoa física é o maior desde 2011 2016-02-25
Deixe seu comentário
Pode te interessar