Segunda-feira, 03 de novembro de 2025
Por Redação O Sul | 21 de dezembro de 2015
A Justiça encontrou 1 centavo de real em uma conta do pecuarista José Carlos Bumlai, amigo do ex-presidente Lula. O dado consta em uma planilha com resultados do rastreamento feito pelo Banco Central por ordem do juiz federal Sérgio Moro.
Moro mandou sequestrar 53,5 milhões de reais de Bumlai, preso em 24 de novembro na Operação Passe Livre sob acusação de corrupção e gestão fraudulenta. Ele é protagonista do emblemático empréstimo de 12 milhões de reais que tomou do Banco Schahin em outubro de 2004, cujo destinatário final teria sido o PT.
A busca localizou em três contas de Bumlai 4,4 mil reais. Em uma havia 1 centavo, outra, pouco mais de 1,8 mil reais e a terceira, cerca de 2,5 mil reais. O juiz classificou as informações como “pífias”. “O resultado do bloqueio da conta do acusado, de suas empresas e de associados sugere ação ordenada para esvaziar as contas e frustrar a pretensão de recuperação do produto do crime”, disse o magistrado.
O suposto esvaziamento das contas foi visto por Moro como um “risco à aplicação da lei penal” e um dos motivos para manter a prisão preventiva do pecuarista. O juiz indeferiu um pedido de revogação de prisão feito pela defesa de Bumlai. Os advogados pediram o fim da custódia, amparados em sua confissão, que revelou que o PT usava “laranjas” para tomar empréstimos e que o partido tinha nas mãos a “estrutura” da Petrobras. (AE)