Sábado, 20 de abril de 2024

Porto Alegre

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Mundo Justiça argentina proíbe ex-presidente Carlos Menem de sair do país

Compartilhe esta notícia:

Hoje senador, Menem responde processo envolvendo atentado em associação judaica. (Foto: Santiago Llanquin/AP)

A Justiça argentina proibiu a saída do ex-presidente Carlos Menem (1989/99) do país devido ao processo que responde por suposto encobrimento de fatos relativos ao atentado contra a associação judaica Amia em 1994, revelou o Centro de Informação Judicial nesta quarta-feira. “Estão proibidos de sair do país todos os envolvidos no processo por irregularidades na investigação do atentado contra a Amia.”

A decisão afeta uma dúzia de acusados, entre eles o ex-presidente, de 85 anos, e o juiz Juan José Galeano, o primeiro encarregado da investigação do atentado, que deixou 85 mortos e 300 feridos no dia 18 de julho de 1994, em Buenos Aires.

Menem, Galeano e o ex-chefe de Inteligência do Estado Hugo Anzorreguy serão julgados a partir do dia 6 de agosto, poucas semanas após o 21º aniversário do maior atentado cometido na Argentina.

A Justiça encontrou provas de que os serviços de Inteligência do Estado e as forças de segurança encobriram e apagaram pistas para favorecer os cúmplices locais dos autores do atentado, durante o governo Menem. Ele ocupa uma cadeira no Senado até 2017, o que exigiria uma suspensão de sua imunidade parlamentar para o cumprimento de uma eventual pena.

Irã

A Justiça argentina atribui ao Irã a autoria intelectual do atentado e acusa oito iranianos, incluindo o ex-ministro da Defesa Ahmad Vahidi, o ex-presidente Alí Rafsanjani (1989-1997) e o ex-conselheiro cultural na Argentina Moshen Rabbani. (FP)

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Mundo

Aposta de São Paulo fatura R$ 54 milhões na Mega-Sena
Comissão do Senado aprova regras que permitem demissão de servidores públicos por “insuficiência de desempenho”
https://www.osul.com.br/justica-argentina-proibe-ex-presidente-carlos-menem-de-sair-do-pais/ Justiça argentina proíbe ex-presidente Carlos Menem de sair do país 2015-07-15
Deixe seu comentário
Pode te interessar