Quinta-feira, 25 de abril de 2024

Porto Alegre

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Brasil Justiça condena primeiro político da Operação Lava-Jato

Compartilhe esta notícia:

O deputado federal André Vargas foi preso em abril na 11ª fase da Operação Lava-Jato. (Foto: Roberto Stuckert/PR)

O juiz federal Sergio Moro condenou nessa terça-feira o ex-deputado federal André Vargas, o irmão dele Leon Vargas e o publicitário Ricardo Hoffmann. Com a sentença, André Vargas, que foi vice-presidente da Câmara Federal e teve o mandato cassado, é o primeiro político a ser condenado em um processo derivado da Operação Lava-Jato.

André Vargas foi preso em abril na 11 fase da Lava-Jato. Assim como o irmão Leon Vargas, ele foi condenado pelos crimes de corrupção passiva, lavagem de dinheiro, e foi absolvido pelo crime de pertinência a organização criminosa. Ricardo Hoffmann foi condenado pelos crimes de corrupção ativa e lavagem de dinheiro, e também absolvido pelo crime de pertinência a organização criminosa.

Conforme a sentença, a prática dos crimes de corrupção envolveu o pagamento de propinas de pelo menos 1.103.950,12 reais por intermédio de contratos de publicidade firmados com a Caixa Econômica Federal e o Ministério da Saúde. Os três terão de devolver este valor aos órgãos públicos através de bens confiscados.

A defesa de Ricardo Hoffmann informou em nota que analisará a decisão e se pronunciará nos próximos dias. O advogado Alexandre Loper, que representa Leon Vargas, afirmou que a sentença é infundada e descabida e que recorrerá. Já a advogada Nicole Trauczynski, que representa André Vargas, não foi localizada.

Penas

Pelos crimes que foi considerado culpado, André Vargas deverá cumprir pena de 14 anos e quatro meses de reclusão em regime inicialmente fechado, e multa de 625.536 reais. Já a pena de Leon Vargas foi de 11 anos e quatro meses e 231.680 reais de multa. Por sua vez, a pena para Hoffmann foi de 12 anos e dez meses, com multa de 836.220 reais. (AG)

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Brasil

Dilma envia ao Congresso proposta da nova CPMF
Dólar fecha acima de 4 reais pela primeira vez na história
https://www.osul.com.br/justica-condena-primeiro-politico-da-operacao-lava-jato/ Justiça condena primeiro político da Operação Lava-Jato 2015-09-23
Deixe seu comentário
Pode te interessar