Segunda-feira, 12 de outubro de 2026

Porto Alegre

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Geral Justiça da Colômbia ordena que candidatos às eleições presidenciais participem de debate

Compartilhe esta notícia:

Candidatos a presidente da Colômbia: à esquerda, o esquerdista Gustavo Petro; à direita, o populista de direita Rodolfo Hernández. (Foto: Reprodução)

A Justiça colombiana ordenou que os candidatos presidenciais Gustavo Petro e Rodolfo Hernández, o excêntrico milionário que se recusa a debater com seu adversário de esquerda em público, participem de um debate no rádio e na televisão antes da votação de domingo.

De acordo com a decisão divulgada na quarta-feira (15), o Tribunal Superior de Bogotá ordenou a ambos os candidatos “que no prazo de 48 horas (…) solicitem e programem conjuntamente, até quinta-feira, 16 de junho de 2022, a realização de um debate presidencial” no sistema de mídia pública”.

O tribunal tomou a decisão após avaliar um recurso de proteção interposto por um grupo de advogados que exige que Hernández concorde com um encontro com o senador e ex-guerrilheiro Petro.

Dever social

Os debates são “um direito do candidato de expor suas ideias, mas ao mesmo tempo um dever para com o conglomerado social”, acrescenta o documento do tribunal.

Após obter a segunda melhor votação no primeiro turno em 29 de maio, o ex-prefeito de Bucaramanga (2016-2019) recusou sua participação nos encontros presenciais, considerando-os “polarizantes e odiosos”.

Na reta final da campanha, os candidatos tentam convencer os abstencionistas (45%), a maioria jovens e os indecisos. As pesquisas registram empate técnico nas intenções de voto. As informações são da agência de notícias AFP.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Geral

Deixe seu comentário

Os comentários estão desativados.

O chocante linchamento de um mexicano alvo de multidão enfurecida por causa de boatos de WhatsApp
Ministério da Justiça notifica rede de lojas Zara por estar cobrando sacolas aos consumidores
Pode te interessar