Terça-feira, 06 de maio de 2025
Por Redação O Sul | 25 de janeiro de 2016
O Tribunal de Justiça do Paraná mandou soltar o médico Raphael Suss Marques, acusado de matar a namorada, a fisiculturista Renata Muggiati, morta no dia 12 de setembro de 2015. Ele foi preso em caráter preventivo no dia 15 deste mês, no mesmo dia em que foi indiciado pela Polícia Civil, que o aponta como autor do crime.
Marques deixou a prisão na quinta-feira (21). A decisão de prendê-lo em primeira instância foi tomada com base em um laudo do Instituto Médico-Legal, que fez um novo exame no corpo de Renata, após uma exumação.
O resultado apontou que a fisiculturista foi asfixiada antes de cair da janela do apartamento onde o casal morava, em Curitiba. Como o próprio médico reconheceu que eles estavam sozinhos no apartamento, ele foi acusado de assassinar Renata e de ter jogado o corpo dela como forma de tentar simular um suicídio.
A defesa do médico não concordou com a prisão e fez um pedido a Justiça alegando que ainda não tinha se manifestado no processo sobre o resultado do laudo que originou a prisão. O desembargador Antônio Loyola Vieira, relator do caso, aceitou a argumentação e mandou anular o decreto de prisão preventiva.
Para que o médico possa deixar a prisão, entretanto, ele terá que se submeter a várias restrições impostas pela Justiça. Entre elas, estão o comparecimento a todas as fases de investigação e de andamento do processo na Justiça a proibição de se ausentar de Curitiba por mais de oito dias, sem dizer onde pode ser encontrado.
Outro lado.
Marques alega que, na noite da morte, tentou terminar a relação com Renata, mas que ela não aceitou. “Na situação que ela estava de depressão, ela perdeu todos os alunos dela. Ela era 100% dependente financeiramente de mim. Mas a nossa relação acabou, entendeu? Ela começou a discutir comigo e gritar, chorar, chorar, chorar e chorar”, disse.
O suspeito disse à equipe de reconstituição do crime que sugeriu para a namorada que os dois saíssem do apartamento para fazer um lanche e se acalmar. Segundo o médico, enquanto ele calçava os sapatos, Renata correu e se jogou da janela. (AG)