Sábado, 14 de fevereiro de 2026
Por Redação O Sul | 11 de fevereiro de 2026
Samba-enredo retrata a trajetória política e pessoal do presidente Luiz Inácio Lula da Silva
Foto: DivulgaçãoA Justiça Federal rejeitou nesta quarta-feira (11) ações da senadora Damares Alves (Republicanos-DF) e do deputado federal Kim Kataguiri (União-SP) questionando o enredo da escola de samba Acadêmicos de Niterói, no carnaval do Rio de Janeiro.
A agremiação levará ao Sambódromo da Marquês de Sapucaí, no desfile deste ano, o enredo “Do alto do mulungu surge a esperança: Lula, o operário do Brasil”, que retrata a trajetória política e pessoal do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que se candidatará à reeleição.
Na decisão, o juiz federal Francisco Valle Brum indeferiu o pedido enviado pelos parlamentares, sob o argumento de que não cabe uma ação popular nesse caso.
O juiz argumentou que a ação popular é um instrumento usado para defender o interesse público. Mas ela só cabe quando o ato questionado, além de ilegal, causa ou pode provocar prejuízo aos cofres públicos.
“No caso, inexiste qualquer documento acerca do montante pleiteado a título de ressarcimento pelo alegado dano ao patrimônio público”, diz a decisão.
“Necessário concluir, portanto, no mesmo sentido, ou seja, que a demanda não reúne as condições necessárias para seu prosseguimento, por inadequação da via eleita”, prosseguiu o juiz.
Processo no TSE
O partido Novo entrou na terça-feira (10) com uma representação no TSE (Tribunal Superior Eleitoral) contra Lula, o PT e a escola de samba Acadêmicos de Niterói.
A sigla acusa os representados de propaganda eleitoral antecipada por causa do samba-enredo escolhido pela agremiação para o carnaval e pede a aplicação de multa de R$ 9,65 milhões.
Conforme o partido, o desfile extrapola os limites de uma homenagem cultural e passa a funcionar como peça de pré-campanha ao associar a trajetória política de Lula a elementos típicos de campanhas eleitorais.
Você receberá um email de confirmação após enviar o seu primeiro comentário, mas ele só será publicado depois que você clicar no link de verificação enviado para a sua conta de e-mail para confirma-lo. Os próximos comentários serão publicados automaticamente por 30 dias!
É um risco politico…e se a escola for vaiada do começo ao fim do desfile….e se não ganhar….será o prenuncio da derrota eleitoral!!!!!
PROVA , de que as instituições foram cooptadas pela maior quadrilha de bandidos da historia….
Carnaval + Futebol: “O ópio do povo”…
Lula tem o maior gabarito político do Brasil, presidente 3 vezes, lendário, só ele é capaz de fazer de crises uma marolinha, lançar Flávio Bolsonaro presidente é uma irresponsabilidade com o país, é lançar o país ao caos, nas mãos de um estagiário sem legado político, que nunca administrou um condomínio na vida. Lula está em um novo auge, está soberano e pronto para o 4° mandato, com os preços dos alimentos controlados, com programas de governo a todo vapor, Lula vem com o entusiasmo tão poderoso como nunca.
Você notou que a esquerda no Brasil é SÒ Lula? Notou que sempre que ele não concorreu a esquerda perdeu? Se deu conta que no dia em que ele faltar (fisicamente ou politicamente) a esquerda no Brasil se “desidratará”? Não são críticas (pois sei que a esquerda E a direita tem coisas boas) mas constatações…
Vai ser o bloco das FALCATRUAS:
Mensalão
Petrolão
Empreitão
Palestrão
Fundos de Pensão
Aposentadão
Masterzão
Resortão
É PURA CORRUPÇÃO!
Vocês insistem em chamar o Lula de corrupto. Vai ver a declaração de IR. Tudo normal. Nenhum centavo em paraísos fiscais. Nenhum de seus familiares recebendo rachadinhas. Etc etc e tal. Essa versão já está ultrapassada. Querer atingir o ESTADISTA LULA associando seu nome a corrupção de Petrobras, correios, banco MASTER , etc etc é pura estratégia furada de quem perdeu eleição e quis dar golpezinho de estado. Teus adorados admirados estão presos. E vai aparecer muitos ainda da direita golpista nas páginas policiais. Tá ligado, coió???
ESTADISTA LULA sendo homenageado pelo povo trabalhador. Parabéns ESTADISTA LULA.
A direita golpista quer ganhar no grito e não com trabalha para o Brasil é seu povo. Braacima de tudo e leis acima de todos.