Segunda-feira, 29 de dezembro de 2025
Por Redação O Sul | 22 de setembro de 2015
O ex-diretor de Marketing do Banco do Brasil Henrique Pizzolato, condenado no processo do mensalão, que está preso na Itália, será extraditado para o Brasil. A decisão foi anunciada nesta terça-feira (22) pelo Conselho de Estado da Itália, última instância da Justiça administrativa daquele país. Os juízes tomaram a decisão após ouvirem as alegações dos advogados do governo brasileiro e do réu em uma audiência a portas fechadas.
Pizzolato fugiu em 2013 do Brasil para escapar da prisão. Desde que ele foi preso na Itália, no início de 2014, o governo brasileiro tenta a extradição. A sessão do Conselho rejeitou uma decisão liminar (provisória) proferida em junho em favor de Pizzolato que suspendeu o processo de extradição. A Justiça italiana agora entendeu que ele deve cumprir a pena do mensalão no Brasil.
Em nota, o Ministério da Justiça do Brasil disse que “as autoridades brasileiras estão prontas para cumprir o processo de extradição do Sr. Henrique Pizzolato, tão logo receba as informações sobre o momento em que será feita a entrega pelo governo italiano”.