Quinta-feira, 08 de maio de 2025
Por Bruno Laux | 8 de maio de 2025
Esta coluna reflete a opinião de quem a assina e não do Jornal O Sul. O Jornal O Sul adota os princípios editorias de pluralismo, apartidarismo, jornalismo crítico e independência.
Política e religião
Em pronunciamento no Senado, nesta quarta-feira, o senador Jorge Kajuru (PSB-GO) criticou um dispositivo do projeto do novo Código Eleitoral em tramitação na Casa, que permite manifestações político-partidárias em templos religiosos. Kajuru argumenta que tais espaços são, por definição, destinados a “orações, vigílias e retiros espirituais, e não para pedir voto”.
Fim do 6×1
Autora da PEC que sugere o fim da escala de trabalho 6×1, a deputada Erika Hilton (PSOL-SP) estará à frente da subcomissão especial criada na Câmara para discutir a proposta. Instalado junto à Comissão de Trabalho, o colegiado promoverá uma série de audiências públicas e seminários temáticos nos próximos meses para debater a mudança.
Público reduzido
Cerca de 4 mil pessoas participaram nesta quarta-feira, em Brasília, de uma caminhada em defesa da anistia para envolvidos no 8 de Janeiro, organizado pelo entorno de Jair Bolsonaro. O público, estimado por pesquisadores do CEBRAP e da USP através do Monitor do Debate Público do Meio Digital, representa o menor registrado nos atos bolsonaristas desde o início de 2024.
Influencer no Senado
Convocada pela CPI das Bets, a influenciadora digital Virgínia Fonseca deve comparecer ao Senado na próxima terça-feira (13) para prestar depoimento. A influencer, que soma cerca de 53 milhões de seguidores no Instagram, já usou suas redes sociais para divulgar empresas de apostas online.
Novo adiamento
Contrariando expectativas de avanço, a Comissão de Constituição e Justiça do Senado adiou novamente nesta quarta-feira a votação do projeto que põe fim à reeleição e amplia o tempo de mandato de lideranças do Executivo e do Legislativo. A prorrogação atendeu a um pedido de vista da senadora Eliziane Gama (PSD-MA), que discorda do trecho do texto que estende os mandatos de parlamentares.
Acompanhamento da COP 30
O Senado contará com uma Subcomissão Temporária para Acompanhamento dos Preparativos da COP 30, em Belém (PA). Aprovado nesta quarta-feira pela Comissão do Meio Ambiente, o colegiado se dedicará à fiscalização, debate e proposta de ações relacionadas ao evento, previsto para novembro deste ano.
Free flow em pauta
A Comissão de Viação e Transportes da Câmara reúne-se em audiência pública nesta quinta-feira para debater os problemas e soluções da implantação do sistema “free-flow” em pedágios do Brasil. Já debatido na Casa, o tema segue sendo alvo de críticas em diferentes regiões do país, incluindo o RS, frente ao amplo número de motoristas multados por desconhecimento de como efetuar o pagamento.
Preservação dos cinemas
O deputado Carlos Veras (PT-PE) está articulando na Câmara a criação do Cadastro Nacional de Cinemas Tradicionais. A plataforma visa garantir a preservação desses espaços, além de contemplá-los com recursos captados pelos Fundos de Financiamento da Indústria Cinematográfica Nacional.
Presença pioneira
De maneira inédita, o presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), pode marcar presença nesta sexta-feira em um café organizado pelo MST com parlamentares durante a 5ª Feira Nacional da Reforma Agrária, em São Paulo. O deputado sinalizou a lideranças do movimento que pretende participar do encontro, representando o primeiro líder da Casa Baixa a prestigiar o evento.
Feira do MST
Realizada entre 8 e 11 de maio no Parque da Água Branca, em São Paulo, a Feira Nacional da Reforma Agrária planeja comercializar cerca de 500 toneladas de alimentos produzidos em acampamentos e assentamentos de 23 estados e do DF. O evento, que reunirá mais de 1,8 mil produtos, conta ainda com uma série de shows, oficinas e seminários sobre diferentes temáticas.
MEI Calamidades
O governador Eduardo Leite lançou nesta quarta-feira o programa MEI RS Calamidades 2, voltado a microempreendedores individuais afetados pelas enchentes de 2024. A nova etapa prevê mais de R$127 milhões em investimentos, com recursos do Pix SOS Rio Grande do Sul e do Fundo do Plano Rio Grande (Funrigs).
CNH Social
O DetranRS e a Secretaria Estadual de Desenvolvimento Social iniciam nesta quinta-feira mais uma edição do programa CNH Social. Destinado à ampliação de oportunidades no mercado de trabalho para a população de baixa renda, a iniciativa disponibiliza vagas gratuitas para primeira habilitação, além da alteração e adição de categorias.
Trajetória preocupante
Para o presidente da FIERGS, Claudio Bier, a elevação da taxa Selic para 14,75% ao ano, anunciada nesta quarta-feira, “reforça uma trajetória preocupante para a indústria brasileira”. Ainda que reconheça a existência de fatores externos que interferem no ambiente econômico, o líder da entidade avalia que o combate à inflação exige, prioritariamente, responsabilidade com as contas públicas e medidas efetivas de gestão que restabeleçam a confiança.
Ensino médio municipal
Os vereadores de Porto Alegre iniciaram a discussão do projeto do Executivo que inclui duas escolas municipais de Ensino Médio no Sistema Municipal de Ensino da Capital. A medida, que contempla a EMEM Emílio Meyer e a EMEB Dr. Liberato Salzano Vieira da Cunha, busca reconhecer as instituições como parte da estrutura da cidade, valorizando sua atuação na formação de professores.
Prevenção climática
Frente à possibilidade de ocorrência de temporais em Porto Alegre nesta semana, o prefeito Sebastião Melo coordenou ontem (7) uma reunião emergencial da Comissão Permanente de Atuação em Emergências. O encontro serviu para que as secretarias municipais alinhassem junto ao Corpo de Bombeiros, CEEE Equatorial e Brigada Militar estratégias de prevenção e resposta aos possíveis efeitos dos eventos climáticos.
@obrunolaux
Esta coluna reflete a opinião de quem a assina e não do Jornal O Sul.
O Jornal O Sul adota os princípios editorias de pluralismo, apartidarismo, jornalismo crítico e independência.