Segunda-feira, 29 de abril de 2024

Porto Alegre
Porto Alegre, BR
19°
Cloudy

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Acontece Laboratório central da Santa Casa passa a operar com nova tecnologia,rapidez e qualidade

Compartilhe esta notícia:

O laboratatório central da Santa Casa, localizado junto à unidade do Hospital Santa Clara, realiza cerca de 350 mil exames/mês e a capacidade poderá ser duplicada a partir de agora, com a nova tecnologia, pioneira no Brasil e uma das mais mais completas das Américas. Foto: Dierli Santos/Santa Casa.

A Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre colocou em operação um novo sistema APTIO Siemens. Trata-se de uma via de automação robótica informatizada, uma espécie de esteira para atender a praticamente toda a demanda do laboratório central de análises de todo o complexo da Santa Casa, nas áreas de bioquímica, imunologia, hormônios, hematologia e coagulação. Hoje, são realizados cerca de 350 mil exames/mês laboratoriais na Santa Casa, dos quais, um terço são considerados de grau prioritário.

Com a nova tecnologia, poderá dobrar o número de exames realizados/mês, garantindo resultados com maior rapidez e qualidade. O equipamento aumenta a capacidade instalada, sem necessidade de aumentar a estrutura e equipe, projetando racionalização dos custos com maior produtividade, acarretando em economia em tubos e insumos, cobrindo as fases pré-analítica, analítica e pós-analítica dos processos laboratoriais. A esteira mede 37 metros e conta com 20 equipamentos acoplados, com capacidade nominal de processar até 3.600 tubos de amostras por hora, ou seja, um por segundo. “Hoje, se percebe a tranquilidade com que as coisas fluem no laboratório, pessoas trabalhando com tranquilidade e com maior possibilidade para atender as questões mais críticas da unidade”, atesta a coordenadora do laboratório, Vera Maria Santafé da Costa.

O equipamento representa um investimento de 10 milhões de reais, adquirido através de leasing e com prazo de sete anos para quitação junto à Siemens, parceira da Santa Casa neste e em outros investimentos. Segundo Júlio Aderne, diretor da divisão de diagnósticos da Siemens Healthcare, este é o primeiro equipamento instalado no Brasil e o mais completo das Américas.

tags: Saúde

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Acontece

Sistema Fecomércio-RS inaugura Unidade Sesc/Senac em Três de Maio
Rua Coronel Claudino, na zona Sul de Porto Alegre, ficará em sentido único em razão de obras
https://www.osul.com.br/laboratorio-central-da-santa-casa-passa-a-operar-com-nova-tecnologiarapidez-e-qualidade/ Laboratório central da Santa Casa passa a operar com nova tecnologia,rapidez e qualidade 2015-07-21
Deixe seu comentário
Pode te interessar