Segunda-feira, 05 de janeiro de 2026
Por Redação O Sul | 21 de novembro de 2015
Uma onda de água com aspecto turvo chegou a Linhares, no Norte do Espírito Santo, e a Samarco, cujos donos são a Vale e a anglo-australiana BHP Billiton, informou que está trabalhando na abertura da foz do Rio Doce que vai facilitar a chegada da lama ao mar, atendendo a uma decisão da Justiça Estadual.
Segundo boletim do Serviço Geológico do Brasil, a previsão de chegada dessa água à foz do rio, para escoar no mar, em Regência, é na noite deste sábado (21).
A Justiça estadual determinou nesta sexta-feira (20) o aumento da abertura da foz do Rio Doce, na região de Regência, para que a lama chegue ao mar com maior facilidade e se dilua rapidamente.
A decisão se contrapõe à determinação da Justiça Federal, que na última quarta-feira (18) pediu que a Samarco apresentasse um plano de contenção da lama antes de chegar no oceano, com multa diária de R$ 10 milhões em caso de descumprimento.
A mineradora apresentou à Justiça Federal do Espírito Santo um pedido de suspensão da ação movida pelo Ministério Público Federal (MPF-ES). Até o momento, a decisão da Justiça Federal quanto ao pedido não foi publicada. (AG)