Segunda-feira, 03 de novembro de 2025
Por Redação O Sul | 24 de março de 2016
Foi lançada na manhã desta quinta-feira(24) a terceira edição do Prêmio Lutzenberger de Jornalismo Ambiental, na Casa de Cultura Mário Quintana, na Capital. A parceria é da ABES-RS (Associação Brasileira de Engenharia Sanitária), ARI (Associação Riograndense de Imprensa) e Braskem. A premiação destaca profissionais e estudantes de jornalismo que contribuem para a construção de um mundo melhor, através de reportagens bem sucedidas publicadas através dos meios de comunicação do RS, com foco na preservação do meio ambiente e sustentabilidade. Na primeira edição foram 68 trabalhos inscritos e no ano passado 209. Este ano a expectativa é de pelo menos atingir o mesmo número da edição anterior.
Durante o lançamento, uma das vencedoras do ano passado, Bruna Weber, deu seu depoimento sobre a reportagem abordando o trabalho dos catadores de lixo na cidade. Falaram também Denise Marques, em nome da Braskem e Jussara Kalil Pires em nome da ABES-RS.
Representando a ARI, o presidente Batista Filho mencionou que o pacto entre os parceiros reitera “o compromisso de responsabilidade” no desenvolvimento da iniciativa que acima de tudo visa a “obrigatoriedade de legar às gerações futuras condições superiores a que temos hoje”. Segundo ele, “viver bem em sociedade é viver bem consigo mesmo”. As inscrições para esta terceira edição vão até 15 de agosto, aceitando trabalhos jornalísticos que tenham sido publicados entre 1º de agosto de 2015 e 30 de junho de 2016. A premiação será em setembro.